Topo

Decretada prisão de enteado do prefeito de Manaus por ligação com homicídio

Alejandro Valeiko, enteado do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, é suspeito de participação em assassinato - Reprodução/Redes sociais
Alejandro Valeiko, enteado do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, é suspeito de participação em assassinato Imagem: Reprodução/Redes sociais

Bruna Chagas

Colaboração para o UOL, em Manaus (AM)

04/10/2019 08h16

A juíza Ana Paula de Medeiros Braga decretou na noite de ontem a prisão temporária de Alejandro Molina Valeiko, enteado do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), por suspeita de envolvimento no homicídio do engenheiro Flávio Rodrigues dos Santos.

Além de Alejandro, a juíza expediu a mesma decisão para Vittorio Del Gato, cozinheiro que trabalhava no local do assassinato durante a noite do crime. Ele foi preso já na noite de ontem. Outros três mandados já haviam sido expedidos e cumpridos durante o dia. Elielton Magno de Menezes Gomes, Elizeu da Paz de Souza e José Evandro Junior foram detidos.

A magistrada acatou pedido da Polícia Civil de Amazonas no processo que apura o homicídio do engenheiro, no último domingo (29), em Manaus. O crime ocorreu após uma festa na casa do filho da primeira-dama de Manaus, Elizabeth Valeiko. O corpo da vítima foi encontrado no dia seguinte, no bairro Tarumã, na zona oeste da capital, próximo ao condomínio onde Alejandro mora.

Elizeu - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Elizeu da Paz de Souza (dir.) posa ao lado do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB)
Imagem: Reprodução/Facebook
Sargento da PM, Elizeu trabalha no gabinete militar da Prefeitura de Manaus e é investigado por ter ido ao local do crime antes de o engenheiro ser retirado do local. Em nota, a Polícia Militar informou que irá adotar as medidas cabíveis em relação à prisão do sargento.

Ferido na noite do crime, Elielton foi preso enquanto concedia entrevista a uma emissora de TV local sobre o caso, quando foi preso e levado à Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). José Evandro foi detido na noite de ontem, levado a DEHS e alegou inocência no caso. As defesas de Elizeu, Elielton e Vittorio não foram localizadas.

Virgílio fala em invasão; condomínio nega

No início da semana, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, repetiu a versão dada por convidados da festa no boletim de ocorrência que homens encapuzados invadiram o condomínio e agrediram a vítima e outros convidados da festa. Na saída, eles teriam sequestrado o engenheiro.

Porém, durante as investigações, a polícia identificou que os criminosos entraram como convidados de Alejandro Valeiko. O próprio condomínio desmentiu a versão de invasão, informando que o local não foi invadido e que as pessoas que entraram na casa de Alejandro tiveram autorização do proprietário.

Sangue na casa do enteado

Na última terça-feira (1º), a polícia informou que a perícia encontrou vestígios de sangue na casa de Alejandro, nas roupas dele e no carro da vítima, que ficou estacionado na garagem do condomínio.

No dia seguinte, a primeira-dama de Manaus, Elizabeth Valeiko, disse que o filho Alejandro não tem participação no crime. Ela relatou que ele é dependente químico e foi internado em uma clínica de reabilitação após prestar depoimento à polícia.