Topo

Homem em surto faz disparos dentro de casa e é preso após 5h de negociação

Reprodução/RPC
Imagem: Reprodução/RPC

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

08/10/2019 09h54

Um homem foi preso em Curitiba, após realizar disparos com arma de fogo dentro de sua casa. De acordo com a Polícia Militar, ele estaria sofrendo um surto psicótico, e a ocorrência exigiu cinco horas de negociação, resultando na detenção e na apreensão de três armas, um colete balístico e munições.

O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) foram chamadas para atender o caso, por volta das 18h de ontem, no São Francisco, na capital paranaense. As equipes encontraram o homem, trancando dentro da casa, com sua mãe e a cuidadora dela ainda no local. Segundo o Paraná Portal, a mãe tem 99 anos e a cuidadora 50. O homem foi identificado pela polícia como Luiz Carlos de Campos, um ex-militar sem antecedentes criminais e com registro de quatro armas de fogo.

No período de negociação, o homem fez disparos em direção à polícia, que conseguiu entrar na residência para retirar a mãe e a cuidadora. Depois disso, nova rodada de negociações fracassou.

Perto das 23h, novamente as equipes policiais invadiram a casa. Um tiro de bala de borracha permitiu prender o homem, após a polícia também usar gás lacrimogêneo para conseguir entrar na residência.

"Foi feito um disparo de elastômero nas pernas para que os policiais conseguissem imobilizá-lo", explicou o tenente-coronel Anderson. O homem foi encaminhado ao Hospital Evangélico.

"Diante do risco de uma pessoa em surto psicótico, que não aceitou fazer contato com a Polícia Militar, estava bem armado, com muita munição disponível, o encerramento dessa situação foi a melhor possível, pois não houve feridos e o causador do evento crítico foi contido sem ferimentos graves causados pela PM", afirmou Anderson.

De acordo com a emissora RPC, informações iniciais da polícia deram conta que se tratava de um colecionador de armas, de 74 anos, e mais de 60 tiros foram disparados. "Ele efetuou mais de 60 disparos de arma de fogo em diversas direções", afirmou o tenente da PM Anderson Pereira, à TV. Ainda segundo a RPC, ele caiu de uma altura de 4 metros ao tentar se esconder da polícia, e foi internado em estado grave, mas consciente. As mulheres foram liberadas ainda na madrugada.

O Hospital Evangélico informou ao UOL que o homem segue internado, passando por exames. Ele terá avaliação da psicologia e psiquiatria e está em estado estável, ainda sem previsão de alta médica.

Foram apreendidos uma espingarda de calibre .12; uma carabina de calibre .38, um revólver de calibre .38, um colete balístico, 274 munições de calibre .38, 112 munições para calibre .12, 3.390 espoletas , além de máquina de recarga de munições. Após o atendimento médico, o homem e todo o arsenal foram entregues para a Central de Flagrantes para as medidas cabíveis.