Topo

Vídeo mostra avião decolando e caindo em Belo Horizonte

Wanderley Preite Sobrinho

Do UOL, em São Paulo

21/10/2019 12h33

Um vídeo da empresa de meteorologia Clima ao Vivo flagrou a decolagem e queda do avião que transportava quatro pessoas na manhã de hoje em Belo Horizonte. A aeronave atingiu carros que pegaram fogo e pedestres. Ao menos três pessoas morreram e outras três ficaram feridas, segundo o Corpo de Bombeiros.

De acordo com as informações do site, que captou as imagens do Aeroclube de Minas Gerais, o avião demorou 21 segundos entre a decolagem e a queda.

Ele deixa a pista do Aeroporto Carlos Prates às 8:14:03, faz parte do trajeto e, de repente, perde altitude. A queda, segundo o site, acontece às 8:14:24. Imediatamente uma nuvem de fumaça preta ganha os céus da capital mineira.

A queda aconteceu entre as ruas Mineva e Rosinha Sigaud. Foi neste mesmo local onde outro avião caiu em abril deste ano.

O Coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, subcomandante dos Bombeiros de Minas, disse que entre os mortos estão um dos ocupantes do avião, um pedestre e uma pessoa que estava dentro de um dos veículos atingidos. Os demais ocupantes da aeronave sobreviveram, segundo ele, incluindo o piloto que foi encaminhado ao Hospital João 23. Não se sabe o estado de saúde das vítimas.

"Foram três óbitos. Um dentro da aeronave, um dentro de um veículo e um terceiro, provavelmente transeunte. E três vítimas, provavelmente ocupantes da aeronaves, que ficaram feridas e levadas aos hospitais", afirmou o subcomandante Botelho.

Sobre o destino da viagem, o subcomandante disse que que "só vai poder ter esta noção quando o Cenipa [Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes] chegar".

Botelho declarou que "preliminarmente, as vítimas socorridas são homens, mas os [sexos dos] três óbitos é preciso verificar posteriormente".

O avião é um Cirrus Design modelo SR20. Ele possui um paraquedas geral para a própria aeronave que, segundo os bombeiros, teria sido acionado pelo piloto. O paraquedas aberto foi encontrado ao lado do local da queda.

Na queda, algumas casas também foram parcialmente destruídas. O Corpo de Bombeiros enviou sete viaturas e um helicóptero para o local de resgate.

O aeroporto

O Aeroporto de Belo Horizonte Carlos Prates iniciou suas atividades em janeiro de 1944, a fim de atender ao Aeroclube do Estado de Minas Gerais, fundado em 1936. Fica em uma área de 580 mil m² localizado a aproximadamente 7 km do centro de Belo Horizonte.

Aeroporto Carlos Prates, a 7 km do centro de Belo Horizonte - Divulgação/Aviação Brasil - Divulgação/Aviação Brasil
Aeroporto Carlos Prates, a 7 km do centro de Belo Horizonte
Imagem: Divulgação/Aviação Brasil
A pista de pouso possui 928x18 metros e os pátios de estacionamento de aeronaves têm mais de 5 mil m2. É um aeroporto especialmente dedicado à formação de pilotos, aviação desportiva, instrução, construção de aeronaves, aviação geral de pequeno porte e helicópteros.

O aeroporto também é sede de diversas empresas de manutenção de aeronaves e escolas de aviação.

A aeronave

O avião de 1.360 quilos tinha capacidade para transportar três passageiros. De acordo com a Anac, pertence à Helicon Táxi Aéreo LTDA e seu operador é o Srrael Campras dos Santos.

O Avião de pequeno porte, matrícula PR-ETJ, que caiu hoje em Belo Horizonte. Ele foi vendido em 15 de julho deste ano - Mercado do Avião/Divulgação - Mercado do Avião/Divulgação
O Avião de pequeno porte, matrícula PR-ETJ, que caiu hoje em Belo Horizonte. Ele foi vendido em 15 de julho deste ano
Imagem: Mercado do Avião/Divulgação

A empresa, no entanto, foi vendida no dia 15 de julho deste ano, segundo o administrador da Helicon, Jairo Cardoso, em entrevista ao UOL.

"O RAB [Registro Aeronáutico Brasileiro], que é o processo de compra e venda, foi protocolado em 14 de outubro", diz Cardoso. "A FAB [Forção Aérea Brasileira] processou a comunicação de venda no dia 16 de outubro."

De acordo com o administrador, o processo vem demorando para ser concluído em razão das "burocracias da Anac". "Também gostaríamos de saber porque demora tanto. Cardoso diz que o operador informado pela Anac (Srrael Campras dos Santos) é na verdade o atual proprietário do avião, avaliado em R$ 500 mil.

O painel do avião que caiu hoje em uma rua de Belo Horizonte - Mercado do Avião - Mercado do Avião
O painel do avião que caiu hoje em uma rua de Belo Horizonte
Imagem: Mercado do Avião

A aeronave, prefixo PR-ETJ, tinha autorização para aterrissagens noturnas e foi fabricado em 2007 pela Cirrus Design. Seu modelo era o SR20, equipado com apenas um motor, estava com certificados dentro da validade, segundo a Anac e o administrador da antiga proprietária: "Estava revisadinha, com notas de revisão emitidas em julho."

A IAM (Inspeção Anual de Manutenção) e o CA (Certificado de Aeronavegabilidade) venceriam em agosto do ano que vem e em maio de 2022, respectivamente.