Topo

Idosa passa mal em aniversário, é atendida e canta parabéns com socorristas

Yala Sena

Colaboração para UOL, em Teresina

24/10/2019 13h05Atualizada em 24/10/2019 15h45

Francisca Maria Barros da Silva teve um aniversário diferente dos 62 anteriores de sua vida. Ela ganhou parabéns dos socorristas do Samu durante a festa de 63 anos no município de Parnaíba (a 318 km de Teresina), no litoral do Piauí.

"Ô meu Deus, quando vi a casa cheia de gente, cantando os parabéns, e eu estava triste, pois não tinha condições de fazer a festa por falta de recursos, fiquei tão emocionada que o coração não aguentou", conta a idosa.

Francisca Maria, que é lavadeira, ganhava pela primeira vez uma festa surpresa quando passou mal. A ideia veio de uma das três filhas. Na última terça-feira (22), a filha e uma das netas resolveram despistar a aniversariante tirando ela de casa para organizar uma festa simples com bolo, salgados e refrigerantes.

Por volta das 19h, Francisca Maria retornou à sua residência, no bairro Nova Parnaíba. Ao chegar, se deparou com a casa cheia de parentes e amigos e cantando os parabéns.

A emoção foi tamanha que só conseguiram cantar os parabéns e no momento do corte do bolo, ela pediu para sentar, afirmando que estava passado mal e desmaiou na cadeira, surpreendendo a todos.

"Foram cerca de 4' a 5' desmaiada e foi aquela correria e preocupação", afirmou neta Rafaela da Silva Cardoso, 20 anos, que ajudou a despistar a avó.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado. O socorro veio rápido já que a sede fica a 600 m da residência de Francisca Maria.
Flaviano Marques Aragão, 41 anos, enfermeiro de plantão, contou que ao chegar na ocorrência, Francisca Maria estava sentada na cadeira, bem pálida e com reclamando de dor no peito.

"Verificamos os sinais vitais como pressão arterial, saturação de oxigênio, frequência cardíaca e glicemia capilar e estavam tudo normal. Pedimos que ela procurasse o médico no outro dia, mas creio que foi a emoção da festa surpresa", disse Flaviano Aragão, que trabalha há 13 anos como socorrista e era a primeira vez que se deparava com aquela situação.

Após o atendimento, Flaviano Aragão perguntou pelo bolo e pediu que cantasse novamente os parabéns.

"Gosto de brincar com os pacientes, muitos deles só querem um sorriso, um abraço e melhoram no atendimento", disse.

Sorrindo e lembrando do desmaio, Francisca Maria conta que já fez um pedido para a família. "Não quero mais festa surpresa. Eu fiquei muito feliz, eles fizeram com boa intenção, mas não sei se aguento. Foi um desmaio de tanta emoção", disse a aniversariante que sofre de pressão alta.