Topo

Mulher morre após passar mal durante procedimento estético em consultório

Silmara Regina Rodrigues, 45 anos, morreu durante os preparativos para um procedimento estético - Arquivo Pessoal
Silmara Regina Rodrigues, 45 anos, morreu durante os preparativos para um procedimento estético Imagem: Arquivo Pessoal

Simone Machado

Colaboração para o UOL, de São José do Rio Preto (SP)

24/10/2019 17h34

A Polícia Civil de São José do Rio Preto (SP) abriu inquérito para investigar a suspeita de imperícia médica que resultou na morte da gerente de vendas Silmara Regina Rodrigues, 45 anos, durante os preparativos para um procedimento estético para a retirada de "papada". A mulher morreu no sábado (19), após ficar 11 dias internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital de Base.

Silmara deu entrada no hospital dia 8 ao passar mal logo após iniciar o procedimento estético em um consultório odontológico localizado no Jardim Santo Antônio. Segundo o UOL apurou, a clínica pertence a uma sobrinha da vítima, que é dentista e faria o procedimento para a retirada do excesso de gordura sob o queixo, conhecido como lipopada. O nome da dentista está sendo mantido em sigilo.

Familiares da vítima relataram à reportagem que Silmara passou mal meia hora após chegar à clínica, logo após a aplicação da anestesia.
A mulher foi socorrida pelos próprios familiares. No caminho para o hospital o quadro de saúde da gerente de vendas teria piorado e os familiares pararam para pedir ajuda em uma clínica, onde médicos fizeram massagem cardíaca nela até a chegada do resgate.

Em nota, o Hospital de Base informou que a paciente deu entrada em estado muito grave e que não havia indícios de que o procedimento estético havia sido realizado. O quadro se agravou no sábado e ela morreu.

De acordo com a Vigilância Sanitária, a clínica não tem licença para que esse tipo de procedimento seja realizado. Um boletim de ocorrência foi registrado e a polícia vai ouvir familiares e funcionários da clínica para analisar se houve algum tipo de falha durante os preparativos para o procedimento.

"Destruíram minha família e agora tenho que recomeçar. Reerguer-me pelos meus filhos", comentou Cesar Rodrigues, marido da vítima, que ainda está muito abalado com o ocorrido e não quis se alongar no assunto. Silmara deixa dois filhos, um jovem de 18 anos e uma menina de 7.

Dentistas podem fazer procedimentos estéticos?

De acordo com a resolução 198, editada em janeiro deste ano pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) dentistas são autorizados a realizar procedimentos estéticos. O documento reconhece a harmonização orofacial como especialidade odontológica. Para isso o profissional precisa passar por uma especialização.

No entanto a resolução vem sendo contestada na Justiça por entidades como a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Após a morte de Silmara, a entidade divulgou uma nota contra a realização de procedimentos estéticos em consultórios odontológicos.
"A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica conclama as entidades competentes para o endurecimento na adoção conjunta de novas medidas legais face o atual cenário. Não podemos permitir que casos como estes continuem acontecendo de forma cada vez mais frequente. É importante que a Segurança do Paciente seja respeitada com ações efetivas nos campos institucional e jurídico, e campanhas conjuntas sejam elaboradas para a conscientização da população sobre os riscos de procedimentos médicos serem feitos por profissionais não especializados", diz trecho da nota.

O CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) informou ao UOL que acompanha o caso, porém não pode informar as medidas que estão sendo tomadas por questões de sigilo profissional.

"O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo está acompanhando o caso para as devidas providências no âmbito ético. Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o processo ético odontológico é regido pelas normas contidas no Código de Ética Odontológica, com base na Lei 4.324/64, na Lei Federal 9.784/99 e no Decreto Lei 6.8704/71, com tramitação em sigilo."