Topo

Esse conteúdo é antigo

No MA, meninos procuram delegacia para reaver bola tomada por vizinha

Delegado Cesar Ferro atendeu ao grupo, que acabou ganhando uma bola nova da equipe da delegacia - @policia_civil_pk/Instagram
Delegado Cesar Ferro atendeu ao grupo, que acabou ganhando uma bola nova da equipe da delegacia Imagem: @policia_civil_pk/Instagram

Emanuel Colombari

Do UOL, em São Paulo

10/01/2020 14h17

As autoridades de Presidente Dutra, no Maranhão, foram surpreendidas com uma ocorrência incomum na tarde de ontem: cinco meninos procuraram a 13ª Delegacia Regional da Polícia Civil na cidade para tentar reaver uma bola de futebol.

Os meninos jogavam na rua quando um chute acertou a porta de uma vizinha. Incomodada, ela tomou o brinquedo dos garotos e informou que não devolveria. Como resposta, o grupo procurou a delegacia por volta das 16h para tentar recuperar a bola.

"Essa turma, cinco crianças, chegou à delegacia. Disseram que queriam falar com o delegado para resolver um problema. Eu pedi para que entrassem na minha sala, no meu gabinete, e fui ouvir eles. Eles relataram essa história", explicou o delegado Cesar Ferro, em vídeo enviado ao UOL.

O delegado perguntou aos meninos como era a bola, descrita como "velhinha" e "bem murcha". Então, os funcionários da delegacia resolveram o impasse: deram uma bola nova aos garotos. O grupo posou junto para uma foto, que fez sucesso nas redes sociais — de ontem para hoje, a imagem teve quase 10 mil curtidas na conta da delegacia de Presidente Dutra no Instagram.

"Eles mesmo escolheram a bola que queriam. Doamos essa bola para que continuassem a brincadeira, e advertimos para que tivessem cuidado, para que a bola não batesse mais em nenhuma porta ou janela de qualquer casa. E pedimos à mulher que não tome mais a bola dos meninos, não faça isso", completou Cesar Ferro no vídeo.

À reportagem, o delegado disse que a vizinha "ficou surpresa" ao saber que o grupo recorreu às autoridades. "Todo mundo ficou (surpreso), na verdade — muito mais com a atitude dos meninos. Ninguém esperava que eles fossem à delegacia", contou, por telefone. "Ela não é uma pessoa má. É uma situação comum de ocorrer no interior. Até por isso a gente preservou ela."

Para o titular da delegacia, o fato de tantas crianças já terem perdido bolas para vizinhos em todo o Brasil fez com que as pessoas se sentissem ligadas à história de alguma forma. "Todo mundo, né?", disse Ferro, que está na cidade há três anos e três meses. "Acho que deu essa repercussão justamente porque todo mundo se identificou", completou.

"Tem todo tipo de ocorrência. Agora, igual a de ontem, é a primeira vez", acrescentou o delegado, feliz com a presença do grupo de meninos na delegacia para resolver o conflito. "Foi uma situação que surpreendeu a todos nós. Mostra que a criança tem confiado no trabalho da Polícia Civil."

Ouça o podcast Ficha Criminal (https://noticias.uol.com.br/podcast/ficha-criminal/), com as histórias dos criminosos que marcaram época no Brasil.

Este e outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.