Topo

Esse conteúdo é antigo

Após detergente na água, Cedae retoma captação na estação Guandu

Ponto de captação de águas na ETA do Rio Guandu na Baixada Fluminense (Rio) - Divulgação/Comitê Guandu
Ponto de captação de águas na ETA do Rio Guandu na Baixada Fluminense (Rio) Imagem: Divulgação/Comitê Guandu

Do UOL, em São Paulo

04/02/2020 10h44Atualizada em 04/02/2020 10h59

A Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Estado do Rio) informou hoje que retomou a captação de água na estação de tratamento de Guandu. A estação estava fechada desde ontem após a companhia encontrar detergentes brutos na água.

Desde o fechamento da estação ontem, moradores de diversos bairros da capital fluminense relataram falta de água nas redes sociais.

Pelo Twitter, a Cedae afirmou que técnicos da companhia trabalharam durante a madrugada e monitoraram a presença das substâncias na água. A captação só foi liberada quando o nível de concentração não representava mais risco à saúde.

O abastecimento de água deve ser retomado aos poucos, de acordo com a companhia, que pediu para os consumidores evitarem tarefas que utilizem grande volume de água.

"A captação de água em Guandu foi retomada. O abastecimento será retomado gradualmente. Seguimos monitorando a captação de água para garantir a segurança hídrica da região atendida. Pedimos que os clientes usem água de forma equilibrada e adiem tarefas que exijam grande consumo", disse a Cedae no Twitter.

Chuvas teriam levado detergente para estação

Segundo a Cedae, o detergente foi arrastado para o sistema da estação Guandu pelas fortes chuvas registradas na região metropolitana do Rio desde a noite de domingo (2).

Por medida de segurança, a companhia decidiu fechar as comportas da entrada do canal principal da estação.