Topo

Menino é soterrado por deslizamento e resgatado com vida em Osasco

Wanderley Preite Sobrinho

Do UOL, em São Paulo

10/02/2020 13h50

Um menino foi resgatado com vida pelo Corpo de Bombeiros após ter sido soterrado por um deslizamento de terra no Morro do Socó, na cidade de Osasco, na Grande São Paulo, na manhã de hoje.

A Defesa Civil confirmou ao UOL que o resgate foi realizado pelo Corpo de Bombeiros, que levou a garoto com vida para um hospital na cidade vizinha de Barueri. Segundo a prefeitura da cidade, a vítima é um garoto de 7 anos levado para o Hospital Municipal de Barueri. Com ele, um casal com ferimentos também foi socorrido.

O deslizamento ocorreu na rua Colina D'Oeste por volta das 8h30. Um vídeo amador captou o momento em que a lama desce o morro arrastando casas. O bairro fica ao lado de Barueri, a cidade mais afetada pelas chuvas segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Barueri registrou 141,2 milímetros entre ontem e 9h de hoje. Em São Paulo havia chovido 113 milímetros no mesmo período, quase metade do esperado para o mês de fevereiro inteiro.

A Defesa Civil informou que, depois de enviar uma moto para o local do deslizamento, outra equipe em um carro foi deslocada para ajudar as vítimas.

"A primeira missão é evitar que vidas sejam perdidas", informou a assessoria de imprensa. "A gente vai fazer uma análise de risco no local. Como o solo está encharcado, precisamos descobrir as moradias que estão sob risco."

Depois, os agentes vão cadastrar as famílias que posteriormente serão atendidas pelo sistema municipal de assistência. "Algumas pessoas serão encaminhadas para a habitação, outras para a assistência social."

Deslizamentos

Embora as chuvas devam diminuir a partir de agora, a preocupação dos meteorologistas é com os deslizamentos. "O problema são as encostas, principalmente no litoral e na região oeste de São Paulo", afirma Marcelo Schneider, Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). "O solo já vinha encharcado em razão das chuvas dos últimos dias".

O risco é grande porque as vias das cidades estão com dificuldade para escoar o grande volume de água que caiu em tão pouco tempo no estado.

Chuva continua na terça

O meteorologista Olívio Bahia, também do Inmet, explica que as precipitações se devem à passagem de uma frente fria "que no momento está pelo leste do estado".

"Hoje é o pior dia. Amanhã ainda tem chuva no Vale do Paraíba, litoral e parte da Grande São Paulo", diz Bahia. "A chuva deve parar na quarta-feira, quando a frente fria for para o Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais."

"Não saia de casa"

Mais cedo, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, disse que choveu 66% do total esperado para todo o mês de fevereiro apenas nesta madrugada. "Mudança climática não é discurso de ambientalista. Está chovendo nessa década o que não choveu no século passado", afirmou o secretário Marcos Penido.

"O sistema funcionou até o limite, mas a chuva veio acima da capacidade. Temos de cuidar das emergências para evitar danos maiores", declarou.

Ele informou que o rodízio de carros na capital foi suspenso, mas pediu que as pessoas não saiam de casa. "Não é o momento para deslocamentos", afirmou.

Jacaré é encontrado em alagamento em Osasco

Band Notí­cias