Topo

Chuvas na Baixada Santista fizeram alunos dormir em faculdade

Rafaella Martinez

Colaboração para o UOL, em Santos

03/03/2020 19h59

Alunos de uma universidade particular em Santos tiveram de passar a noite dentro do campus por conta das fortes chuvas que caíram ao longo da noite de ontem e da madrugada de hoje na Baixada Santista. Pelo menos 16 pessoas mortas e outras 32 desaparecidas, segundo informações do Corpo de Bombeiros até o início da noite de hoje.

O técnico em Segurança do Trabalho Leonardo Caires, morador de Cubatão, conta que a água começou a subir por volta das 22h no campus da Universidade São Judas localizado em Vila Mathias.

"Quando a aula acabou, percebi que o campus estava alagado em todos os seus acessos. Estávamos ilhados e começaram a surgir boatos sobre possíveis arrastões na região. Eu e mais centenas de alunos preferimos ficar na faculdade. Cheguei em casa só hoje de manhã", conta.

Os alunos se dividiram nas doze alas da faculdade e só conseguiram comer após às 3 da manhã, com a abertura da cantina da faculdade.

"Os funcionários ficaram com a gente, monitorando a unidade, e acredito que alguns não conseguiram ir para casa por conta da chuva também. Ficamos na classe, esperando a chuva passar, mas ela não passou e nos organizamos para dormir nas salas", relata.

A estudante de engenharia de Produção Nicole Costa relembra que a fome foi o principal desafio. "Não tinha oferta suficiente de comida para todos, mas entendo o lado da faculdade, porque ninguém previa que isso fosse acontecer. A gente contava que a chuva fosse parar só de manhã, mas, por sorte, lá pelas 4 horas da manhã ela perdeu a força."

Em nota aberta, a faculdade destacou que "pensando na segurança e bem-estar dos alunos, colaboradores e professores, as aulas de hoje foram canceladas". As aulas na Universidade Santa Cecília a partir das 18h também foram suspensas.

Sobre o boato de assaltos, a Polícia Militar destaca que foi registrada apenas uma ocorrência de furto durante o temporal, no bairro Alemoa.

Outros transtornos

A água também fez transbordar os canais das Avenidas Pinheiro Machado, Bernardino de Campos e Washington Luiz e invadiu parte do Hospital Beneficência Portuguesa durante a noite e madrugada.

A chuva alagou também o estacionamento subsolo do Praiamar Shopping, na Aparecida, em Santos. O local está fechado, sem previsão de reabertura. A energia do shopping foi desligada e uma empresa especializada realiza o trabalho de sucção da água presente no estacionamento.