Topo

Esse conteúdo é antigo

MG: Segurança chuta rosto de homem algemado no metrô, e passageiros filmam

Daniel Leite

Do UOL, em Juiz de Fora

07/03/2020 12h23

Um segurança do metrô foi filmado dando um chute no rosto de um homem de 54 anos em Belo Horizonte. Testemunhas que gravaram a cena se revoltaram e espalharam o vídeo em redes sociais.

Segundo o registro na Polícia Militar, os seguranças da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) disseram que o homem estava incomodando passageiros da estação Waldomiro Lobo, na última quinta-feira (5), e, ao intervirem, foram ameaçados por ele. Pessoas que presenciaram o fato disseram à PM, no entanto, que o agredido não manifestou reação e apanhou sem nenhuma justificativa.

A gravação mostra dois seguranças agachados, algemando o homem no chão. De acordo com a polícia, ele estaria em situação de rua.

Quando os agentes se levantam, um deles desfere um chute no rosto da pessoa abordada. Imediatamente, as testemunhas se aproximam e continuam filmando, ao mesmo tempo em que xingam os funcionários do metrô. "Isso é covardia, sô", "seu otário", esbravejaram dois homens que viram a cena.

Em seguida, os agentes começam a levar o homem para o interior da estação, escorado no braço de um deles, e a gravação termina.
A PM informou à reportagem ter sido acionada por uma das testemunhas por causa de uma agressão ocorrida no local.

Ao chegarem, os militares encontraram o homem com ferimentos no rosto e ouviram as versões dos envolvidos.

De acordo com os seguranças, ele estaria exigindo dinheiro e importunando passageiros e, ao ser abordado, teria resistido e ameaçado a família de um dos funcionários da CBTU.

O rapaz que fez a filmagem e uma outra testemunha, porém, afirmaram que o homem não teria desacatado os seguranças em nenhum momento.

Em nota, a CBTU afirmou repudiar atos de violência e que o segurança foi afastado das funções. "A CBTU Belo Horizonte não admite e não compactua com nenhum desvio de conduta e, tão logo tomou conhecimento das imagens, determinou de pronto a instauração de processo administrativo junto à Corregedoria Regional da CBTU para a adoção das medidas cabíveis", diz o comunicado.

O registro foi feito na Central de Flagrantes da Polícia Civil e a empresa de trens informou que aguardará a conclusão da investigação.