Topo

Esse conteúdo é antigo

Visitante diagnosticada faz pavilhão de presídio em Bauru (SP) ser isolado

Gatsi/iStock
Imagem: Gatsi/iStock

Flávio Costa

Do UOL, em São Paulo

19/03/2020 18h54

A visita de uma mulher de 27 anos diagnosticada com o coronavírus levou a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) a colocar em isolamento presos de um pavilhão do CPP I (Centro de Progressão Penitenciária) de Bauru, interior de São Paulo.

Moradora de Ribeirão Preto (SP), a paciente começou a sentir um mal-estar depois de visitar recentemente um dos detentos da unidade carcerária.

O CPP I de Bauru é uma unidade prisional para detentos do regime semiaberto. Com capacidade de 1.710 vagas, abriga 2.409 presos. Uma superlotação carcerária de 69%.

O sistema prisional de São Paulo é o mais populoso do país, com mais de 324 mil detentos, de acordo com dados da SAP.

"Mesmo o reeducando se apresentando assintomático, ele e demais presos do pavilhão em que ele se encontra estão isolados e a equipe de saúde da unidade está monitorando constantemente os reeducandos", afirmou a SAP, em nota ao UOL.

Uma outra situação, ainda não confirmada pela SAP, é a de um funcionário do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, localizado na capital, que também recebeu diagnóstico positivo para coronavírus.

O agente penitenciário trabalhou a última vez nesta quarta-feira (18) e retornou para a casa após atestado médico informar a necessidade de afastamento. A informação é do Sinfuspesp (Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo).

O órgão estadual ainda não respondeu aos questionamentos da reportagem sobre esse caso específico.

Na segunda-feira, pelo menos 1.379 presos fugiram de quatro presídios paulistas durante rebeliões, contra decisão judicial que suspendeu a saída temporária de mais de 34 mil detentos em regimes abertos e semiaberto. A medida foi tomada para evitar risco de contágio pelo coronavírus. Até as 9h de hoje, exatos 724 fugitivos foram recapturados.