Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Fusca 75 ganha máscara para incentivar prevenção à covid-19

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

17/04/2020 17h21

Um dos carros mais famosos da indústria automobilística, o Fusca, chama a atenção por onde passa. Mas em Cascavel, no Paraná, um Fusca azul "vestindo" uma máscara de proteção virou atração na cidade em tempos de pandemia do novo coronavírus.

A ideia de "vestir e proteger" o veículo e assim chamar a atenção da população para a importância do uso da máscara como forma de prevenção à covid-19 foi do gerente de lojas Gerson Carlos Cantelle e da sua esposa, a costureira Quésede Cantelle.

"Tem muita gente que não usa máscara porque tem vergonha ou acha feio. Então mexendo na internet tivemos a ideia de confeccionar uma máscara para o carro e assim mostrar para as pessoas que é importante usá-las nesse momento e assim preservar a saúde", conta Queséde.

A costureira, que trabalha com a confecção de uniformes, e viu seus trabalhos diminuírem drasticamente no último mês, passou a costurar máscaras de proteção para vender. Foi ela quem fez a adaptação do acessório para o carro.

Com um tecido que tinha em casa e com a ajuda do marido, a máscara foi confeccionada e colocada no Fusca na segunda-feira. Dia em que passou a ser obrigatório o uso do acessório na cidade de Cascavel.

Gerson e Fusca, ambos de máscara - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Desde então, Papai Smurf, como é chamado o fusquinha 1975 passou a rodar pela cidade com a máscara e vem chamando a atenção por onde passa.

"É bem divertido. Tem pessoas que olham e dão risada, outros nos parabenizam pela iniciativa de conscientização e tem muita gente que para e tira foto ao lado do veículo. Acho que as pessoas estão prestando a atenção sobre a importância do uso da máscara", conta Gerson.

Uso de máscaras é obrigatório

Desde segunda-feira o uso de máscara é obrigatório em Cascavel como forma de combate ao novo coronavírus. O morador que sair às ruas da cidade deve estar usando o acessório. O objetivo é promover a chamada "barreira mecânica". Até agora Cascavel registrou 60 casos positivos da doença e nenhuma morte.