Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: SP tem 928 mortes; 1,5 mil profissionais da saúde são afastados

José Henrique Germann, secretário estadual da Saúde de São Paulo - DANILO M YOSHIOKA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
José Henrique Germann, secretário estadual da Saúde de São Paulo Imagem: DANILO M YOSHIOKA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

17/04/2020 16h00

O estado de São Paulo chegou hoje a 928 óbitos e 12.792 casos oficiais de covid-19. Além disso, 1.557 profissionais de saúde estão afastados com suspeita da doença. Os dados foram anunciados pelo secretário de saúde, José Henrique Germann, durante entrevista coletiva.

Foi divulgado também divulgados que os leitos de UTI de hospitais do ABC também passaram a ser pressionas pela alta demanda da covid-19. O Hospital Estadual Mario Covas, em Santo André, tem 89% dos leitos cheios. Desta maneira, repete uma tendência ocorrida na capital, onde o Instituto de Infectologia Emílio Ribas está lotado.

Germann disse que os demais hospitais do ABC ainda não estão na mesma situação do Mario Covas, mas devem ficar lotados em breve.

"Demais leitos [do ABC] têm aumento do número de pacientes. Não estão iguais a taxa de ocupação, mas vai chegar lá", afirmou.

Por causa deste avanço do coronavírus na região metropolitana de São Paulo, o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, pediu para as pessoas ficarem em casa no feriado de Tiradentes. A este pedido, se complementa uma solicitação do prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), havia pedido o mesmo pela manhã.

Quarentena até 10 de maio

O governo do estado de São Paulo anunciou hoje o aumento da quarentena. Agora, o período de isolamento vai até o dia 10 de maio. Em entrevista coletiva concedida no início da tarde de hoje, o governador João Doria (PSDB) disse estar pautado na ciência para adotar a medida.

"A decisão foi amparada pelo comitê de contingência. São 15 médicos, especialistas. São eles que orientam todas as decisões. Não brigamos com a ciência, respeitamos a ciência. E a orientação foi prorrogar a quarentena até 10 de maio", disse Doria em entrevista coletiva.