Topo

Exército pede a cidades do RJ informações sobre capacidade de sepultamentos

31.mar.2020 - Coveiros do Cemitério do Caju, na zona norte do Rio, foram treinados para sepultar vítimas do coronavírus - Herculano Barreto Filho/UOL
31.mar.2020 - Coveiros do Cemitério do Caju, na zona norte do Rio, foram treinados para sepultar vítimas do coronavírus Imagem: Herculano Barreto Filho/UOL

Do UOL, no Rio

17/04/2020 12h57

O Exército brasileiro pediu a municípios do Rio de Janeiro informações sobre capacidade de sepultamentos. Em ofício enviado às prefeituras, o CML (Comando Militar do Leste) faz um levantamento sobre a quantidade de cemitérios, disponibilidade de sepulturas e capacidade de enterros diários no estado.

Em nota oficial à imprensa, o CML diz que o documento tem como objetivo "coletar dados para um dos cenários levantados" e que o Exército "planeja sua atuação com base no levantamento de cenários hipotéticos, visando mitigar os efeitos nocivos da pandemia junto à sociedade".

Em um vídeo publicado em sua rede social, o prefeito de Três Rios, Josimar Salles (PDT), afirmou que, tendo em vista a consulta, não vai afrouxar medidas de distanciamento social adotadas no município do sul fluminense, perto da divisa com Minas Gerais.

"Temos plena consciência das dificuldades que estaremos enfrentando nos próximos meses e, talvez, nos próximos anos. Diante deste documento, que vem de uma instituição das mais respeitadas do Brasil, o Exército brasileiro nos pede informações sobre a nossa capacidade de sepultar pessoas", informou ele.

Não posso, de forma alguma, afrouxar as nossas medidas. Se o Exército está perguntando isso, é porque estão fazendo levantamento estatístico diante da possibilidade de um caos na saúde pública não apenas do Brasil, mas também do mundo

Josimar Salles, prefeito de Três Rios


Leia a íntegra da nota do Comando Militar do Leste:

"O Comando Conjunto Leste, ativado pelo Ministério da Defesa no contexto do emprego das Forças Armadas contra a Covid-19, planeja sua atuação com base no levantamento de cenários hipotéticos, visando mitigar os efeitos nocivos da pandemia junto à sociedade.

O documento em pauta tem como objetivo tão somente coletar dados para um dos cenários levantados.

O Comando Conjunto Leste reitera seu empenho no combate à pandemia, em colaboração com outras agências, e possui órgãos de coordenação onde eventuais dúvidas podem ser sanadas, evitando-se levar informações distorcidas à população.

Por fim, o Comando Conjunto Leste está atento à evolução da pandemia do Coronavírus (Covid-19), sob a ótica da missão constitucional do Exército Brasileiro e da proteção da Família Militar, apoiando o esforço nacional de combate à pandemia."