Topo

Esse conteúdo é antigo

RS: Médica, advogado e administrador denunciados por fraude na Santa Casa

Visando lucro, o trio incentivava os pacientes a iniciarem ações judiciais desnecessárias - Getty Images
Visando lucro, o trio incentivava os pacientes a iniciarem ações judiciais desnecessárias Imagem: Getty Images

De UOL, em São Paulo

22/06/2020 18h21

O MPF (Ministério Público Federal) denunciou hoje uma médica, um advogado e um administrador da Santa Casa do Rio Grande do Sul que atuavam fraudando pedidos de procedimentos de alta complexidade.

Segundo o procurador Daniel Luis Dalberto, o trio chegou até a fazer procurações jurídicas sem o consentimento dos pacientes para embolsar o dinheiro que deveria custear procedimentos médicos para os quais as instituições não estavam habilitadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A médica foi denunciada por produzir pareceres falsos e por repassar informações sigilosas dos pacientes ao advogado denunciado. Além disso, ela contrariava as recomendações do SUS ao não oferecer aos pacientes alternativas para os tratamentos de alto custo, para que pudesse angariar clientes para o advogado.

Os outros dois denunciados eram advogados e sócios em um escritório de advocacia. Um deles era administrador da Santa Casa; ele era responsável pelas transações financeiras e notas fiscais emitidas pelo hospital. Ele não informava os pacientes sobre a disponibilidade de procedimentos pelo SUS, e também os incentivava a iniciarem processos judiciais desnecessários, dos quais ganhava honorários advocatícios.

O segundo advogado era quem representava os pacientes nas ações judiciais. Foi ele quem, segundo o MPF, firmou procurações judiciais sem o devido consentimento dos clientes e até produziu provas com conteúdo falso.