Governador do Piauí prorroga isolamento social no estado até 6 de julho
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), anunciou hoje a prorrogação dos decretos de isolamento social no estado até 6 de julho. O anúncio foi feito em transmissão na internet.
Dias tomou a decisão de prorrogar o isolamento social após reunião com o Comitê de Operações Emergenciais de Combate à Covid-19 (COE). O governador também decretou luto por uma semana em homenagem àqueles que morreram por conta do novo coronavírus no estado.
O Piauí viu aumentar a taxa de transmissibilidade da doença, de 1,3 para 1,5, na sétima rodada de pesquisas sobre o índice de propagação do novo coronavírus no estado. A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de junho, com 4.009 pessoas de 11 municípios no Piauí — 412 testaram positivo para a doença.
A estimativa de pessoas infectadas para o Piauí é de 336 mil. Dessas, cerca de 111 mil ainda estão transmitindo o vírus. Se antes 10 pessoas infectavam 13 outras pessoas, agora 10 pessoas estão infectando 15. A pesquisa estima ainda que a população piauiense que já entrou em contato com vírus passou de 4% para 10%, e isso acarretou um crescimento de 2,5 vezes em apenas uma semana.
Dias atribuiu o crescimento das taxas de transmissibilidade e de infecção à queda do isolamento social. "Na última quinta e sexta-feira, tivemos uns dos mais baixos índices de isolamento e, em consequência disso, aumenta o número de pessoas com coronavírus, com estimativa de pessoas infectadas ultrapassando os 300 mil", disse o governador.
Apesar da prorrogação do isolamento social, Dias decidiu prosseguir com os protocolos de flexibilização das atividades econômicas, seguindo o Pacto pela Retomada Organizada Pro Piauí.
"De um lado, faremos a prorrogação do isolamento social, como o comitê recomenda e, por outro lado, prosseguimos com os protocolos, seguindo para a próxima etapa de flexibilização. É melhor sair com protocolo do que sair desorganizado. Assim, temos uma chance melhor de fiscalização e termos condições de ampliar o Busca Ativa, pois sabemos da desobediência de alguns setores e precisamos organizar isso", afirmou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.