Topo

Esse conteúdo é antigo

Silvio Almeida: Ser antirracista é incompatível com a não defesa do SUS

Do UOL, em São Paulo

22/06/2020 23h05

O jurista, filósofo, escritor e professor Silvio Almeida afirmou hoje, em entrevista para o "Roda Viva", que não há compatibilidade em se declarar antirracista e não apoiar o SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil que luta contra a pandemia do coronavírus.

"Durante o período de uma pandemia, onde a gente tem percebido que os maiores afetados são as pessoas negras, e que essas pessoas não estão morrendo porque o vírus faz uma escolha racial. Estão morrendo porque o sistema de saúde não tem condição de lidar com a demanda provocada pela doença", analisou o Almeida, autor do livro "Racismo Estrutural".

Para Almeida, a precariedade da saúde no país é mortal para os negros e a crise sanitária seria muito pior se não tivéssemos o SUS — que está impedindo que o número de mortos não seja ainda pior do que é hoje, segundo ele.

"Ser antirracista é, portanto, ser incompatível com a defesa de políticas de austeridade nesse momento. Ser antirracista é incompatível com outra coisa que não seja a defesa do SUS, ele tem que ser fortalecido", acrescentou.

Silvio Almeida defende o conceito de que o racismo não é pontual ou comportamental e que o preconceito é "incompatível com o desenvolvimento" de um país.

"Democracia, desenvolvimento econômico, possibilidade de expurgar a violência, ou seja, o racismo é algo que se infiltra na vida social e que se não tratado leva ao aprofundamento das crises e compromete o futuro da humanidade", declarou.