Topo

Esse conteúdo é antigo

Ondas de ressaca provocam danos em calçadão na Barra da Tijuca, no Rio

Ondas de até 3 metros danificaram estrutura à beira da avenida Lúcio Costa - Luciano Belford/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
Ondas de até 3 metros danificaram estrutura à beira da avenida Lúcio Costa Imagem: Luciano Belford/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

22/08/2020 21h57

A ressaca do mar no Rio de Janeiro provocou destruição hoje em parte do calçadão da avenida Lúcio Costa. Ondas de até 3 m causaram danos na região da Barra da Tijuca (zona oeste), na altura do posto 8.

Desde a tarde de ontem, o Rio vem sendo atingido por fortes ventos e chuva —efeito da massa de ar polar que atinge quatro regiões brasileiras. Segundo a prefeitura, até o início da noite de hoje, a Comlurb e a Subsecretaria de Conservação conseguiram eliminar 57 bolsões d'água em diferentes pontos da cidade.

Às 2h15 de hoje, a cidade entrou em estágio de atenção —o terceiro de cinco possíveis— por causa da chuva. Ao todo, 16 sirenes em dez comunidades foram acionadas em decorrência das fortes chuvas.

Desde o início de agosto, choveu em média 75 mm em toda a cidade, bem acima da média histórica (47 mm). A média é a quarta maior do século 21, atrás dos meses de agosto de 2019 (89 mm), 2018 (89 mm) e 2003 (150 mm).