Topo

Esse conteúdo é antigo

TO: Grávida de gêmeos, psicóloga morre por complicações da covid-19

Julliane Ferreira Aguiar estava no sexto mês de gestação quando foi infectada pela covid-19 - Reprodução/Facebook
Julliane Ferreira Aguiar estava no sexto mês de gestação quando foi infectada pela covid-19 Imagem: Reprodução/Facebook

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, de Recife

28/08/2020 19h15

Grávida de gêmeos, a psicóloga Julliane Ferreira Aguiar, 29, morreu vítima da covid-19, na madrugada de hoje, após precisar de um parto de emergência devido ao estado crítico de saúde que ela e os bebês se encontravam, desde o último domingo (23), ocasionado pela doença.

A psicóloga morreu no hospital Dom Orione, no município de Araguaína (TO), localizado na região norte, horas depois do parto das gêmeas. As bebês também não resistiram.

Julliane estava no sexto mês de gestação quando foi infectada pelo novo coronavírus e estrava se tratando em casa. Familiares relataram que ela tinha adoecido há cerca de 15 dias e, no último domingo, o estado de saúde da psicóloga piorou e ela precisou ser internada.

Ela estava intubada em um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) quando sofreu duas paradas cardíacas. Segundo o hospital Dom Orione, o novo coronavírus afetou os rins e pulmões da paciente, que não estava reagindo ao tratamento contra a covid-19.

O hospital informou também que ontem, uma das filhas da psicóloga veio a óbito e o parto precisou ser realizado para tentar salvar a segunda bebê, mas a recém-nascida também morreu logo depois do procedimento. Após a cirurgia, Julliane continuava em estado de saúde crítico e entrou em óbito na madrugada de hoje.

O enterro dos corpos de mãe e filhas ocorreu sob forte comoção na tarde de hoje, no município de Arapoema (TO), onde mora a família de Julliane. Antes, familiares e amigos de fizeram uma carreata atrás do carro funerário que levou os corpos até o cemitério para homenageá-la, já que não houve velório.

A prefeitura de Araguaína lamentou a morte da psicóloga e destacou a importância do trabalho dela na administração municipal: "Julliane era servidora da prefeitura e atuava na seleção de profissionais, desde 2017, na secretaria de Administração", disse a nota assinada pelo prefeito Ronaldo Dimas Nogueira Pereira (PR).

O deputado federal Tiago Dimas (Solidariedade) também comentou a morte da psicóloga e afirmou que "infelizmente, é mais uma vítima da covid-19 no nosso estado".

"Essa doença cruel já dizimou mais de 115 mil famílias no Brasil e mais de seis centenas no Tocantins. Neste momento terrível, deixo meus mais sinceros votos de força a todos os familiares e amigos de Julliane Aguiar, bem como de todos os demais que perderam entes queridos pela covid-19", disse Dimas.

Covid-19 no Tocantins

O boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual da Saúde) divulgado hoje mostra que 48.580 pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus no Tocantins e 649 morreram com a covid-19 até o momento. De ontem para hoje foram registrados 1.149 novos casos de pessoas infectadas e 14 novas mortes causadas pela covid-19.

Em Araguaína, segundo a prefeitura, 11.494 pessoas se infectaram e 145 morreram de covid-19, do início da pandemia até esta sexta-feira (28). A taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto está em 92%, enquanto de UTI pediátrica está em 50%. Já a ocupação dos leitos clínicos está com a taxa de 69%.