Topo

Esse conteúdo é antigo

Policiais salvam recém-nascida de 20 dias engasgada com leite materno em SP

"Estou muito feliz e orgulhoso por ter conseguido salvá-la", afirmou o cabo Osmar, que atuou ao lado do colega Reginaldo na ocorrência - Reprodução/PMESP
"Estou muito feliz e orgulhoso por ter conseguido salvá-la", afirmou o cabo Osmar, que atuou ao lado do colega Reginaldo na ocorrência Imagem: Reprodução/PMESP

Do UOL, em São Paulo

01/09/2020 16h40

Agentes da PMESP (Polícia Militar do Estado de São Paulo) salvaram uma recém-nascida de 20 dias de vida que engasgou com o leite da mãe na noite de ontem na cidade de Ribeirão Grande, no interior do estado, a cerca de 242 km da capital São Paulo.

Segundo o cabo Osmar Leite, a recém-nascida, que foi levada pelo avô e a mãe até o posto policial em que ele e o cabo Reginaldo Sudário estavam, chegou desacordada ao local.

"Ouvimos gritos na porta e, ao verificar, encontramos um senhor com uma criança na mão", relatou.

Osmar completou dizendo que a recém-nascida "estava roxa" e que ele tentou realizar a Manobra Heimlich, utilizada para desobstruir as vias áreas de um indivíduo engasgado, mas não conseguiu acordá-la.

Sem resposta no procedimento, Osmar e Reginaldo levaram a recém-nascida na viatura da PM até a Santa Casa de Misericórdia de Capão Bonito, uma cidade vizinha, a cerca de 12 km de distância.

"Eu fiz a massagem cardíaca durante todo o percurso, enquanto meu colega conduzia a viatura. Ela chegou a vomitar em um momento, mas não chorava e isso deu mais desespero", relatou Osmar.

Quando já estavam quase chegando na Santa Casa, a bebê, por fim, desengasgou e voltou a respirar.

"Quando eu ouvi o seu choro, eu chorei também", relembrou Leite. Segundo a Polícia Militar, a recém-nascida foi atendida na Santa Casa e passa bem. "Ganhei minha noite e dia de serviço. É uma vitória. Estou muito feliz e orgulhoso por ter conseguido salvá-la", afirmou o cabo.