Círio de Nazaré: mesmo sem procissão, fiéis fazem caminhada e aglomeração
Mesmo sem procissão oficial do Círio de Nazaré - tradição de mais de 200 anos todo segundo domingo de outubro -, fiéis se concentram nas ruas de Belém, no Pará, desde as primeiras horas de hoje em caminhada.
Por conta da pandemia do coronavírus, toda a programação da igreja está sendo realizada de forma virtual e transmitida pelas emissoras e redes sociais. Mas, mesmo assim, centenas de pessoas foram às ruas da cidade para celebrar.
A programação católica é considerada uma das maiores do Brasil, reunindo mais de dois milhões de fiéis todos os anos. Ela começa com uma missa na catedral metropolitana de Belém, que foi mantida. A celebração foi realizada pelo arcebispo metropolitano, D. Alberto Taveira e transmitida pelos canais oficiais.
Antes da missa, que não teve participação do público externo, uma multidão já se concentrava na porta da igreja aguardando a saída da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, santa padroeira dos paraenses.
Se houvesse procissão oficial, o percurso seria de 3,6 km até a Basílica Santuário de Belém, mas muitos fiéis realizam a caminhada mesmo sem a imagem da santa, alguns pagando promessas aglomerados e sem máscara.
Da Sé, a imagem foi levada pela Diretoria da Festa de Nazaré em um carro descaracterizado até o helicóptero do sistema de segurança para um sobrevoo pelos hospitais da cidade para uma bênção aos profissionais de saúde e pacientes da covid-19. Depois, retorna para a Basílica Santuário. A igreja está fechada e a área do entorno foi toda isolada como medida sanitária.
De acordo com os últimos dados do consórcio de veículos de imprensa, o Pará está na faixa amarela, com queda no número de casos de covid-19. Dados da Secretaria de Saúde do Estado contabilizam 237.938 casos e 6.654 óbitos até agora.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.