Topo

Esse conteúdo é antigo

Círio de Nazaré: mesmo sem procissão, fiéis fazem caminhada e aglomeração

Luciana Cavalcante

Colaboração para o UOL, em Belém

11/10/2020 11h36

Mesmo sem procissão oficial do Círio de Nazaré - tradição de mais de 200 anos todo segundo domingo de outubro -, fiéis se concentram nas ruas de Belém, no Pará, desde as primeiras horas de hoje em caminhada.

Por conta da pandemia do coronavírus, toda a programação da igreja está sendo realizada de forma virtual e transmitida pelas emissoras e redes sociais. Mas, mesmo assim, centenas de pessoas foram às ruas da cidade para celebrar.

A programação católica é considerada uma das maiores do Brasil, reunindo mais de dois milhões de fiéis todos os anos. Ela começa com uma missa na catedral metropolitana de Belém, que foi mantida. A celebração foi realizada pelo arcebispo metropolitano, D. Alberto Taveira e transmitida pelos canais oficiais.

Antes da missa, que não teve participação do público externo, uma multidão já se concentrava na porta da igreja aguardando a saída da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, santa padroeira dos paraenses.

Se houvesse procissão oficial, o percurso seria de 3,6 km até a Basílica Santuário de Belém, mas muitos fiéis realizam a caminhada mesmo sem a imagem da santa, alguns pagando promessas aglomerados e sem máscara.

Mesmo com a procissão cancelada do Círio, multidão foi às ruas em Belém - Divulgação/Diretoria da Festa de Nazaré - Divulgação/Diretoria da Festa de Nazaré
Mesmo com a procissão cancelada do Círio, multidão foi às ruas em Belém
Imagem: Divulgação/Diretoria da Festa de Nazaré

Da Sé, a imagem foi levada pela Diretoria da Festa de Nazaré em um carro descaracterizado até o helicóptero do sistema de segurança para um sobrevoo pelos hospitais da cidade para uma bênção aos profissionais de saúde e pacientes da covid-19. Depois, retorna para a Basílica Santuário. A igreja está fechada e a área do entorno foi toda isolada como medida sanitária.

De acordo com os últimos dados do consórcio de veículos de imprensa, o Pará está na faixa amarela, com queda no número de casos de covid-19. Dados da Secretaria de Saúde do Estado contabilizam 237.938 casos e 6.654 óbitos até agora.