Topo

Esse conteúdo é antigo

Ministério não sabe por que houve desligamento de transformador no Amapá

Vista do apagão no estado do Amapá - Gabriel Penha/Photopress/Estadão Conteúdo
Vista do apagão no estado do Amapá Imagem: Gabriel Penha/Photopress/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL

18/11/2020 10h57

O MME (Ministério de Minas e Energia) se manifestou sobre o novo apagão total que aconteceu no Amapá, ontem. O órgão informou que houve um desligamento automático de um transformador, mas não soube explicar o que causou isso.

O estado do Amapá sofre com o apagão há 16 dias. Parte da energia tinha voltado em alguns lugares e havia um racionamento no fornecimento da energia elétrica. Mas ontem à noite houve uma interrupção total. O MME informou que isso aconteceu às 20h27 (de Brasília), "em virtude do desligamento automático do transformador da subestação de Macapá e da Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes".

Ainda de acordo com o MME, aconteceram 2 novos desligamentos no processo de retomada do fornecimento de energia. O ministério diz que a situação só foi normalizada às 21h26.

Agora, segundo o governo, o fornecimento de energia elétrica para o Amapá se encontra no patamar de 80% da capacidade, mesmo cenário apresentado antes da ocorrência de ontem à noite.

Geradores chegaram recentemente em Macapá para aumentar o fornecimento de energia elétrica. E um transformador foi transportado para o Porto de Santana. Ainda não há uma previsão oficial para que o fornecimento de energia seja 100% normalizado no estado.

Veja a nota oficial do MME sobre o novo apagão no Amapá:

Em relação aos eventos ocorridos na noite dessa terça-feira (17/11), no Estado do Amapá, o Ministério de Minas e Energia (MME) esclarece que o fornecimento de energia elétrica apresentou instabilidade, com desligamento e interrupção de 183 MW de cargas às 20h27min, em virtude do desligamento automático do transformador da subestação de Macapá e da Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes.

No processo de retomada do fornecimento de energia, houve 2 novos desligamentos ocorridos às 21h03min e 21h20min. Às 21h26min iniciou-se, novamente, a recomposição gradual do sistema e o fornecimento de energia ao estado foi recuperado com sucesso e se encontra no patamar de 80% de sua capacidade, mesmo cenário apresentado antes da ocorrência.

As causas da ocorrência estão sendo investigadas.

Nos próximos dias o sistema de energia elétrica terá um acréscimo de geração com a instalação dos geradores que chegaram em Macapá. Além desses geradores, um transformador foi transportado de Laranjal do Jari/AP para a capital do Amapá e chegou ao Porto de Santana.

O Ministério de Minas e Energia está envidando todos os esforços para a recomposição do fornecimento de energia elétrica para todos os consumidores do Amapá, o mais rápido possível. As razões para os desligamentos estão sendo verificadas e a apuração de responsabilidades será realizada, com todo o rigor, pelos órgãos competentes.