Topo

Esse conteúdo é antigo

Camargo diz que negros retirados da lista da Palmares 'retornarão um dia'

Sérgio Camargo diz que mudança vai "moralizar" lista da Palmares - Fundação Palmares/Divulgação
Sérgio Camargo diz que mudança vai "moralizar" lista da Palmares Imagem: Fundação Palmares/Divulgação

Colaboração para o UOL

20/11/2020 08h31Atualizada em 20/11/2020 10h15

Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares, se manifestou hoje sobre as mudanças que fará na lista de negros homenageados pela instituição. Ele afirmou que nomes excluídos agora poderão retornar um dia.

A declaração de Sérgio aconteceu no Twitter. Ele citou uma notícia que trata da exclusão de Milton Nascimento. O presidente da Palmares reafirmou que todos negros vivos serão retirados, mas podem voltar futuramente.

"Nenhum artista foi excluído da lista da Palmares! Isso ocorrerá somente em 1 de dezembro, quando entra em vigor a portaria que normatiza as homenagens da instituição. A nova lista prestará homenagens póstumas. Portanto, excluirá todos os que estão vivos. Retornarão um dia", declarou Camargo.

Recentemente alguns deputados, como José Guimarães (PT-CE) e Túlio Gadêlha (PDT-PE), apresentaram projetos para suspender a nova portaria da Fundação Palmares, o que cancelaria a mudança na lista de homenageados.

Se a mudança realmente acontecer, outros cantores, como Gilberto Gil, Elza Soares, Leci Brandão e Martinho da Vila, também sairão da lista.

Deputados disseram que o objetivo da alteração é excluir pessoas contrárias ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Já Camargo diz que a mudança visa "moralizar" a lista.

Entre os novos nomes já incluídos na lista estão o humorista Mussum e os cantores Luiz Melodia e Wilson Simonal.