Topo

Esse conteúdo é antigo

Garoto de 13 anos morre afogado em Maresias; irmão está desaparecido

Vista da praia de Maresias, litoral de SP - Bruno Poletti/Folhapress
Vista da praia de Maresias, litoral de SP Imagem: Bruno Poletti/Folhapress

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

30/11/2020 08h26Atualizada em 30/11/2020 15h11

Um menino de 13 anos morreu afogado na praia de Maresias, em São Sebastião (SP), na manhã de ontem. O irmão dele, de 15 anos, também se afogou e está desaparecido. As buscas pelo adolescente foram retomadas agora as 8 horas.

De acordo com GBMAR (Grupamento de Bombeiros Marítimos), os irmãos e mais dois amigos brincavam no mar, por volta das 6h20, na altura da entrada 8, quando foram arrastados por uma corrente de retorno — fluxo de água que bate na praia e volta para o fundo do mar puxando banhistas — e não conseguiram voltar à faixa de areia.

"Estavam os dois irmãos, um primo deles e um amigo brincando na água quando a onda puxou eles. O amigo ainda tentou puxar um dos irmãos, mas a mão dele escapou e logo os quatro começaram a acenar que estavam se afogando", explica um familiar, que pediu para não ser identificado. Ele estava com o grupo de 18 moradores de Indaiatuba, que haviam ido à praia junto com os irmãos e a família.

Um surfista que estava na praia conseguiu socorrer dois dos jovens, mas ao retornar no mar para resgatar os irmãos já não os encontrou.

mar - Divulgação/GBMAR - Divulgação/GBMAR
Grupamento de Bombeiros Marítimos (Gbmar) realiza buscas
Imagem: Divulgação/GBMAR

Há uma base de guarda-vidas a cerca de 600 metros do local do acidente. A base começa a funcionar as 7h. Os guarda-vidas foram chamados e com motos aquáticas começaram as buscas pelos irmãos.

O corpo do garoto de 13 anos, foi encontrado por volta das 9h30, próximo ao local onde ele teria desaparecido. O adolescente chegou a ser socorrido, mas já chegou sem vida ao hospital.

Já o irmão mais velho ainda não foi localizado. Com motos aquáticas os bombeiros retomaram as buscas na manhã de hoje.

Ainda segundo o GBMAR os irmãos são de Indaiatuba, interior de São Paulo, e chegaram à praia por volta das 4h30, em uma excursão com a família.

Turismo irregular

Em nota, a Prefeitura de São Sebastião informou que o "turismo de um dia", como o da excursão em que os irmãos, estavam é irregular na praia de Maresias. Confira o comunicado na íntegra:

"A Prefeitura de São Sebastião lamenta muito ocorrido e informa que as forças de segurança da cidade estão investigando o fato."

"A atual gestão vem tomando medidas severas para coibir esse turismo irregular. A administração municipal em parceria com a Artesp e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), vem fazendo operações integradas de fiscalização em ônibus e vans de turismo que chegam à cidade durante a madrugada."

"No último sábado, por exemplo, a ação começou às 4h e terminou às 8h, com 17 veículos fiscalizados na Costa Norte e quatro na Costa Sul. Destes, 11 apresentaram algum tipo de irregularidade e foram autuados."

"Em São Sebastião, o destino para o chamado de "Turismo de um dia" é o Balneário dos Trabalhadores, localizado na Praia Grande, que conta com toda infraestrutura de quiosques, churrasqueira, quadras, duchas e estacionamento."

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado inicialmente, o garoto que morreu afogado tinha 13 anos, e não 12. O conteúdo foi corrigido.