Topo

Esse conteúdo é antigo

Arcebispo de Belém é investigado e diz ser alvo de "graves acusações"

Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém, é investigado pela Polícia Civil - Divulgação/Arquidiocese Metropolitana de Belém
Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém, é investigado pela Polícia Civil Imagem: Divulgação/Arquidiocese Metropolitana de Belém

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

06/12/2020 17h52

A Polícia Civil do Pará abriu procedimento, a pedido do Ministério Público, para investigar o arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. A corporação não informou o teor do inquérito nem a delegacia responsável pelas diligências porque a apuração ocorre em segredo de Justiça.

A confirmação ao UOL ocorre um dia depois de o arcebispo publicar uma mensagem se defendendo sobre, o que segundo ele, está "vivenciando nesses últimos dias". Ele afirmou ser alvo de acusações com "danos irreparáveis".

O religioso disse, em comunicado publicado no site da Arquidiocese de Belém, que recebeu com "com tristeza" a existência de atos "investigativos com graves acusações". Corrêa também não citou o teor das suspeitas.

"Digo a vocês que recebi com tristeza, há poucos dias, a informação da existência de procedimentos investigativos com graves acusações contra mim, sem que eu tenha sido previamente questionado, ouvido ou tido qualquer oportunidade para esclarecer esses pretensos fatos postos nas acusações", afirmou.

O arcebispo ainda se disse "perplexo ao tomar conhecimento das origens de tais acusações, bem como motivos apresentados". O religioso sugeriu que o caso venha à tona em breve "na mídia nacional".

"Lamento que os pretensos acusadores tenham optado pela via escandalosa, com circulação de notícia na mídia nacional, sem as devidas apurações dos fatos, ao que tudo indica, visando causar danos irreparáveis à minha pessoa e provocar abalo na Santa Igreja", declarou o arcebispo, concluindo que confia em sua inocência.

"Confio na Justiça Brasileira para o esclarecimento dessas falsas imputações, que atacam não só a minha honra, mas prejudicam também aqueles que sempre lutaram fiel e ativamente pela fidelidade a Nosso Senhor Jesus Cristo. Reforço estar totalmente disponível às autoridades, tanto as eclesiásticas como as civis, para que a realidade seja restabelecida integralmente", finalizou.

Alberto Corrêa é o décimo arcebispo metropolitano de Belém. Mineiro de Nova Lima, já exerceu o cargo de bispo auxiliar de Brasília, com nomeação em 6 de julho de 1991. Foi o primeiro arcebispo de Palmas, em 1996, e tomou posse para o mesmo cargo em Belém, em 25 de março de 2010.