Topo

Esse conteúdo é antigo

Jacaré-de-papo-amarelo é encontrado se refrescando em piscina no RS; veja

Animal foi resgatado, imobilizado e levado a lago próximo à residência - Reprodução/PATRAM
Animal foi resgatado, imobilizado e levado a lago próximo à residência Imagem: Reprodução/PATRAM

Jean Sfakianakis

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/12/2020 12h14

Imagine-se acordando em uma manhã de segunda-feira, indo até o quintal e flagrando um jacaré nadando na piscina. Foi exatamente isso que aconteceu na cidade de Rio Grande (RS), no bairro Bolacha, na manhã de ontem.

Um jacaré-de-papo-amarelo invadiu a piscina da casa de uma família para se refrescar. Os moradores acionaram a Patram (Patrulha Ambiental da Brigada Militar), que se locomoveu até o local. O réptil foi removido da piscina particular com assistência de um biólogo especializado e depois levado a um lago próximo à residência.

Segundo o soldado da Costa, da Patram, "a casa era estilo sitio e a região atrás dela possui uma lagoa verde, uma região de proteção que é bem propícia de atrair esse tipo de animal", contou.

"Após recebermos informação [da presença] de um réptil no pátio de uma residência, deslocamos até o local onde verificamos um jacaré fêmea adulto da espécie papo amarelo no interior de uma piscina, sendo este capturado e após inspeção de um biólogo, o mesmo foi solto na reserva ecológica do Taim", escreveu a polícia.

Suspeita-se que o jacaré tenha mergulhado na piscina por conta das altas temperaturas. O soldado informa que resgates de jacarés acontecem pelo menos duas vezes ao ano.

A Patram lembra que os moradores não devem tentar capturar o animal por si próprios, devendo sempre acionar a Policia Ambiental.