Topo

Bolsonaro sobrevoa área atingida pelas chuvas em Santa Catarina

O  presidente Jair Bolsonaro sobrevoa áreas afetadas pela forte chuva que atingiu o estado de Santa Catarina - Reprodução/Twitter
O presidente Jair Bolsonaro sobrevoa áreas afetadas pela forte chuva que atingiu o estado de Santa Catarina Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

19/12/2020 14h13Atualizada em 20/12/2020 11h42

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobrevoou hoje as áreas afetadas pela forte chuva que atingiu o estado de Santa Catarina nesta semana. Ele desembarcou em Navegantes (SC) acompanhado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para avaliar a situação.

Nas redes sociais, o presidente postou imagens do sobrevoo e disse que o ministério de Marinho "está oferecendo todo o apoio no atendimento às vítimas e na elaboração dos planos de trabalho para mitigação dos danos".

O governo estadual ainda contabiliza os estragos deixados pelos temporais ocorridos entre a noite de quarta-feira (16) e a madrugada de quinta-feira (17).

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, foram registrados 12 óbitos em Presidente Getúlio, 2 em Rio do Sul e um em Ibirama. As forças tarefas do Corpo de Bombeiros continuam realizando as buscas por seis vítimas que estão desaparecidas. Até o momento, 184 pessoas estão desabrigadas e 284 desalojadas.


"Triste a situação dos municípios de Ibirama, Rio do Sul e Presidente Getúlio, os mais atingidos pelas chuvas da última quinta-feira em Santa Catarina. O presidente Bolsonaro nos determinou a mobilização de todos os esforços para apoiar o estado e os municípios", escreveu o ministro Rogério Marinho em seu perfil no Twitter.

Segundo a meteorologia, no dia dos alagamentos choveu na cidade em uma única noite 70% do previsto para todo o mês de dezembro. A Defesa Civil mantém os alertas para temporais em quase todo o estado neste sábado. Há previsão de chuvas com rajadas de vento no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Sul, Planalto Sul e em todo o Oeste do Estado.

Após sobrevoar as áreas atingidas, Bolsonaro visita o 62º Batalhão de Infantaria de Joinville (SC) e de lá segue para o Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul (SC), onde descansará pelos próximos dias. Ele deve ficar hospedado no local até o dia 23 de dezembro.