Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuva forte deixa toda a cidade de SP em estado de atenção para alagamentos

Todas as zonas da capital paulista, além das marginais Tietê e Pinheiros, estão sob alerta do CGE - Roberto Casimiro/Estadão Conteúdo
Todas as zonas da capital paulista, além das marginais Tietê e Pinheiros, estão sob alerta do CGE Imagem: Roberto Casimiro/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

19/12/2020 22h21Atualizada em 19/12/2020 23h21

A forte chuva que atinge São Paulo na noite de hoje deixou toda a capital paulista em estado de atenção para alagamentos, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura. Todas as zonas da cidade, além das marginais Tietê e Pinheiros, estão sob alerta.

A tempestade foi causada por áreas de instabilidade vindas da região de Sorocaba e, de acordo com os dados do radar meteorológico da prefeitura, afeta mais intensamente as zonas sul e oeste da capital paulista. Há condições para rajadas de vento, o que aumenta o risco de alagamentos e queda de árvores.

O Corpo de Bombeiros recebeu 27 chamados para quedas de árvore entre as 19h e as 22h30, em bairros da zona sul (Socorro e Saúde), sudeste (Sacomã) e norte (Limão), além do centro (Liberdade). Não foram registrados desmoronamentos ou desabamentos, nem enchentes ou alagamentos.

Nestas circunstâncias, o CGE aconselha:

  • Evite transitar em ruas alagadas;
  • Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;
  • Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
  • Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
  • Planeje suas viagens para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas.

Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) disponibiliza a central de atendimento no número 156. Também é possível consultar o trânsito nas principais vias no site do órgão.

Ainda não há registros de problemas no Metrô e na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), e todas as linhas seguem operando normalmente.

Próximos dias

O final da primavera vem apresentando características mais típicas de verão, que começa oficialmente no próximo dia 21 de dezembro às 07h02, com temperaturas elevadas e chuvas na forma de pancadas no final do dia.

Amanhã, segundo o CGE, o tempo não muda muito e segue abafado, com temperatura mínima de 21°C e máxima de 33°C. Ao longo da tarde, as instabilidades ganham força com o calor, o que favorece o retorno das chuvas fortes.

A segunda-feira (21) ainda começa com sol, com termômetros variando entre 21ºC e 32ºC. O tempo começa a mudar no decorrer da tarde, quando a aproximação de uma frente fria aumenta a nebulosidade e causa chuvas generalizadas, com raios e rajadas de vento, que devem se estender até a madrugada.