Topo

Esse conteúdo é antigo

Rio: polícia e MP fazem ação contra a milícia por construções clandestinas

MP e Polícia Civil fazem operação contra milícia no Rio - Tânia Rego/Agência Brasil
MP e Polícia Civil fazem operação contra milícia no Rio Imagem: Tânia Rego/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

23/12/2020 07h23

A Polícia Civil do Rio cumpre na manhã de hoje 12 mandados de busca e apreensão contra um grupo da milícia voltada para a construção de loteamentos clandestinos (parcelamento ilegal do solo urbano), corrupção, furto de energia elétrica, ameaças, esbulho possessório e crimes ambientais no bairro de Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro.

A operação é feita em parceria com o MP-RJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro), por meio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e apoio da CSI (Coordenadoria de Segurança e Inteligência).

A investigação teve início a partir de uma reportagem que denunciou o avanço da organização criminosa no Parque Estadual do Mendanha, com construções erguidas à base de ameaças e propinas e de fiscalizações realizadas pela SEA (Superintendência Integrada de Combate aos Crimes Ambientais da da Secretaria de Estado do Ambiente).

Imagens de satélite divulgadas em uma nota técnica produzida pelo Centro de Pesquisas (CENPE/MPRJ) mostram a intensa degradação ambiental nas áreas investigadas, bem como o crescimento das construções e dos loteamentos.