Topo

Mais de 3 toneladas de pirarucu são apreendidas pela PF em Manaus

Pirarucu apreendido pela Polícia Federal no Amazonas; pesca dessa espécie é proibida o ano todo, devido à ameaça de extinção - Polícia Federal/Divulgação
Pirarucu apreendido pela Polícia Federal no Amazonas; pesca dessa espécie é proibida o ano todo, devido à ameaça de extinção Imagem: Polícia Federal/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

05/01/2021 11h33

Quatro pessoas foram presas no porto de Manaus no domingo (3) depois de serem flagradas pela Polícia Federal transportando quase três toneladas de pirarucu e dois quilos de maconha.

A pesca dessa espécie é proibida durante todo o ano devido à ameaça de extinção. As prisões ocorreram após fiscalização no porto, em parceria com a Receita Federal. Três pessoas foram presas por crime ambiental e uma por tráfico de drogas.

Os três presos pela possível prática do crime ambiental recolheram os valores arbitrados pela autoridade policial, conforme previsto em lei, e responderão em liberdade. A embarcação foi apreendida.

O quarto suspeito, preso por tráfico de drogas, crime inafiançável, foi encaminhado à unidade prisional onde permanecerá à disposição da Justiça. A droga apreendida será destruída pela PF após autorização judicial.

A pesca do pirarucu só é autorizada pelo Ibama em determinadas áreas, como locais de manejo com considerável quantidade de pirarucu em relação ao número de habitantes.

As mais de três toneladas apreendidas do peixe foram destinadas ao programa Mesa Brasil, uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício de comida.