Topo

Esse conteúdo é antigo

Nepotismo causa segunda baixa na gestão de Eduardo Paes no Rio de Janeiro

Eduardo Paes, novo prefeito do Rio de Janeiro, já teve duas baixas na equipe - Zô Guimaraes/UOL
Eduardo Paes, novo prefeito do Rio de Janeiro, já teve duas baixas na equipe Imagem: Zô Guimaraes/UOL

Colaboração para o UOL

15/01/2021 11h24

A gestão de Eduardo Paes como prefeito do Rio de Janeiro teve a segunda baixa na mesma semana. Ontem o Secretário de Habitação foi exonerado por falsificação realizada em 2016. Hoje o chefe de gabinete da Secretaria de Ordem Pública, Ricardo Lasmar Sodré, teve a nomeação anulada por causa de nepotismo. A decisão foi publicada hoje no Diário Oficial da prefeitura.

A Rede Globo revelou que Sodré é concunhado do delegado Breno Carnevale, Secretário de Ordem Pública. Ou seja, ele Sodré casado com a cunhada de Carnevale.

A contratação de uma pessoa com esse grau de parentesco foi incluída recentemente na lista de proibições da prefeitura, justamente por ser considerada nepotismo. Inclusive há jurisprudência no STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a nomeação de concunhados configurar nepotismo.

Tanto a nomeação, feita em 4 de janeiro, quanto o cancelamento, registrado hoje, foram atos do Secretário de Integridade Pública, Marcelo Calero.

Baixa anterior

A prefeitura do Rio de Janeiro exonerou ontem o Secretário municipal de Habitação, Fábio Dalmasso Coutinho. Isso aconteceu porque Eduardo Paes publicou um decreto no dia 1º de janeiro determinando que os ocupantes de cargo comissionado em seu mandato não poderiam ter nenhuma condenação transitada em julgado, ou seja, cujos recursos tenham se esgotado.

Dalmasso foi condenado em 2016 por falsificar a assinatura da mãe em um cheque, como divulgado pela Rede Globo na última terça-feira (12). A pena de dois anos de prisão foi posteriormente convertida em prestação de serviços comunitários e doação de cestas básicas.

O vice-prefeito, Nilton Caldeira da Fonseca Filho, foi nomeado para substituir Dalmasso.