Topo

Policia Civil e CRM investigam morte de mãe de trigêmeos após parto em SC

Trigêmeos estão bem e receberam alta - Arquivo pessoal
Trigêmeos estão bem e receberam alta Imagem: Arquivo pessoal

Giorgio Guedin

Colaboração para o UOL, em Blumenau (SC)

30/01/2021 12h03

A Polícia Civil de Santa Catarina e o Conselho Regional de Medicina (CRM-SC) estão investigando a morte de Camila Cassemiro da Conceição, 32 anos. Ela faleceu na última quinta-feira (28), após ter um parto de trigêmeos, que inicialmente teria ocorrido sem maiores problemas. O hospital ainda não foi informado oficialmente sobre as investigações.

O Delegado Regional de Itajaí, Marcio Colatto, confirmou ao UOL a abertura do inquérito e que ocorrerá em "tramitação normal", sem prestar outras informações a respeito.

Já o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina está apurando caso paralelamente, através da Corregedoria.

"O CRM-SC informa que obteve conhecimento sobre o óbito da paciente, gestante trigemelar, ocorrido recentemente em Itajaí e esclarece que os fatos já são objeto de apuração pela Corregedoria. A divulgação de informações relativas a apuração do caso, todavia, é vedada pelo artigo 1º do Código de Processo Ético-Profissional (Resolução CFM nº 2.145/2016), que resguarda o sigilo processual", informou o órgão em nota. A assessoria de comunicação disse ainda que não há um prazo estimado para a conclusão do processo.

Em contato com a reportagem do UOL, a assessoria de comunicação do Hospital Marieta Konder Bornhausen, onde Camila faleceu e teve os trigêmeos, afirmou que "segundo o jurídico, não temos conhecimento sobre a abertura de inquéritos".

Causa oficial da morte não foi divulgada

A cesariana dos trigêmeos ganhou repercussão inicialmente, pois Camila, antes de ter os trigêmeos na quarta gestação, teve gêmeos na terceira e dois bebes nas duas primeiras gestações, totalizando sete filhos.

No puerpério imediato dos trigêmeos, ou seja, nas primeiras horas após o parto, a mãe apresentou, porém, complicações hemorrágicas, sendo necessária uma intervenção cirúrgica de emergência e a transferência para a UTI, onde ela teve piora clínica e morreu, conforme a assessoria da unidade hospitalar. A causa oficial da morte, porém, não foi divulgada.

Corpo de Camila será sepultado hoje

Conforme a família, o corpo de Camila deve chegar no fim da manhã de hoje em Indiaroba, no interior de Sergipe, onde mora o restante da família. O sepultamento está marcado para o fim da tarde.

Ela se mudou para Santa Catarina há cerca de 10 anos com o marido e as duas primeiras filhas em busca de uma vida melhor. Em Itajaí, teve as gêmeas e, na última terça-feira (26), os trigêmeos.

Trigêmeos tiveram alta ontem

Os trigêmeos Vitória, Breno e Valentina receberam alta ontem, estão bem e já estão na casa do pai, junto com os outros quatro filhos em Itajaí. Segundo Altamir dos Santos, irmão de Camila, os recém-nascidos ganharam muitos presentes e estão recebendo várias doações. "Estamos recebendo ainda, graças a Deus! Deus abençoe todo mundo que está ajudando", comemorou em conversa com à reportagem.

Para quem é da região, a UBS (Unidade Básica de Saúde) da Murta, na Rua Orlandina Amália Pires Corrêa, nº 300, em Itajaí, está recebendo doações de alimentos e roupas.

Doações em dinheiro podem ser feitas na conta do pai: Banco Caixa Econômica Federal, agência 1868, conta corrente 00022496-1, em nome de José Cleberton Xavier Cardoso, CPF: 031.514.225-19.