Topo

Esse conteúdo é antigo

Galo que já botou pelo menos nove ovos faz sucesso em Caçador (SC)

Galo Chico estava prestes a ser abatido, mas escapou da morte quando seu dono percebeu que ele botava ovos  - Reprodução/Youtube/RBV Notícias
Galo Chico estava prestes a ser abatido, mas escapou da morte quando seu dono percebeu que ele botava ovos Imagem: Reprodução/Youtube/RBV Notícias

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/02/2021 14h45

Um galo chamado Chico, que seria abatido em dezembro de 2020, escapou da morte quando seu dono, Pedro da Silva, de Caçador, Santa Catarina, percebeu um mês antes que a ave tinha uma aptidão rara: o animal é capaz de botar ovos, assim como fazem as galinhas.

O caso excepcional veio à tona ontem, ao ser noticiado em reportagem do RBV Notícias. A veterinária Bianca Ximenes explicou ao site que o galo possui uma mutação genética e que há duas hipóteses possíveis para explicar por que ele bota ovos.

"Existe o animal que pode ser hermafrodita, que tem alteração nas glândulas sexuais, tendo tanto ovário quanto testículo", analisou a especialista. "E a gente também tem outra situação relatada na literatura de animais ginandromorfos bilaterais. São aqueles que têm DNA tanto de fêmea quanto de macho", apontou.

Se Chico for um exemplo de ginandromorfismo bilateral, isso significa que ele possui características físicas masculinas e femininas — não só nos órgãos de reprodução, mas também no comportamento, aparência, entre outras características.

Pedro conta que o galo "especial", que já botou ao menos nove ovos, foi adquirido há cerca de oito meses, quando a ave era ainda um pintinho. "A primeira vez que vi o ovo [do galo Chico] lá [no galinheiro] achei que era brincadeira, [pois] não tinha nenhuma galinha [no espaço]", relatou o dono.

Então, o proprietário resolveu instalar um sistema de câmeras para monitorar o local 24 horas por dia. A ideia deu certo e Chico foi flagrado botando ovos. A ave escapou de virar alimento junto de outros três colegas de poleiro, uma vez que Pedro desistiu da ideia de comê-los.

Em vez disso, o dono agora prepara os ovos de Chico na frigideira. Caso o galo venha a acasalar no futuro e nasçam descendentes, existe ainda a possibilidade de que o dono coma mais dessa iguaria, já que ainda poderá vir ao mundo um outro galo capaz de botar ovos.