Topo

Araraquara: "lockdown total" gera filas em supermercados e postos

Moradores fazem filas em supermercados e postos após decreto de fechamento em Araraquara - Reprodução/EPTV
Moradores fazem filas em supermercados e postos após decreto de fechamento em Araraquara Imagem: Reprodução/EPTV

Do UOL, em São Paulo

20/02/2021 14h56

Moradores de Araraquara, no interior de São Paulo, fizeram filas em supermercados e postos de combustível depois de um decreto determinar o fechamento dos serviços por 60 horas.

A cidade, que está na fase vermelha do Plano São Paulo, vive um momento de alta nos casos de covid-19 e está como sistema de saúde sobrecarregado. Na semana passada, foram identificados 12 pacientes com a variante brasileira do novo coronavírus.

Depois de registrar cinco mortes pela covid-19 na sexta-feira, 19, em mais um dia de UTIs lotadas, a prefeitura da cidade decidiu decretar "lockdown total" por 60 horas. Do meio-dia de domingo, 21, à meia-noite de terça-feira, 23, fecham bancos, indústrias, supermercados, postos de combustíveis e todo comércio, além dos serviços públicos não essenciais.

Carros e ônibus do transporte não poderão circular. Conforme o decreto, publicado hoje, quem for flagrado fora de casa terá de comprovar com documentos a situação de emergência.

Pelo novo decreto, só podem abrir farmácias e estabelecimentos de saúde. Os postos de combustível só poderão abastecer veículos dos serviços públicos municipais, estaduais e federais, incluindo a Polícia Militar. As pessoas terão licença para sair de casa para atendimento médico, compra de remédio e trabalho em serviço essencial. Quem for pego e não apresentar provas da necessidade será multado em até R$ 6 mil.

*Com informações da Agência Estado