Topo

Esse conteúdo é antigo

Estudante da UFRJ é achado morto no Rio; universidade suspeita de homofobia

Rodrigo dos Anjos Nascimento, de 22 anos, foi encontrado morto na segunda-feira (22), em Jacarepaguá - Reprodução/Instagram
Rodrigo dos Anjos Nascimento, de 22 anos, foi encontrado morto na segunda-feira (22), em Jacarepaguá Imagem: Reprodução/Instagram

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

24/02/2021 09h09

A Polícia Civil do Rio investiga a morte do estudante do curso de História da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Rodrigo dos Anjos Nascimento, de 22 anos. Ele foi encontrado morto na segunda-feira (22), na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio. O Instituto de História da universidade acredita que ele pode ter sido vítima de homofobia.

O corpo foi encontrado com marcas de agressão e de tiros. A PM informou que foi acionada para o local, constatou o óbito, isolou a área para perícia e acionou a Delegacia de Homicídios.

A DH apura se Rodrigo foi morto por milicianos que atuam na zona oeste. De acordo com informações preliminares, o estudante esteve em uma festa na região antes de ser morto. Amigos relataram à polícia uma suspeita de tentativa de abuso - não especificada - seguida de execução.

O Instituto de História emitiu uma nota de pesar onde destacou que o estudante foi brutalmente assassinado "aparentemente por ser homossexual" e disse que se esforçará "para elucidar esse caso, tristemente sintomático dos tempos sombrios em que vivemos".

O Centro Acadêmico Manoel Maurício de Albuquerque - entidade representativa dos estudantes de História da UFRJ, também comentou a suspeita de o crime ter sido motivado por homofobia.

"O caso do Rodrigo é mais uma prova de como os corpos LGBTQI+ são vítimas de uma sociedade cada vez mais violenta e conservadora, mas não pode ser tratado como estatística, estamos falando de mais um jovem que teve seu direito à vida ceifado, um jovem que tinha nome, que tinha sonhos e desejos", publicou o Centro Acadêmico.

NOTA DE PESAR A direção do Instituto de História acaba de ser informada da morte de um dos nossos alunos, Rodrigo dos...

Publicado por Instituto de História - UFRJ em Terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

"A perícia foi realizada no local. Os agentes estão ouvindo os familiares e em busca de possíveis testemunhas e imagens de câmeras de segurança instaladas na região onde ocorreu o fato que possam ajudar nas investigações".