Ursa de 200 kg faz hidroginástica para tratar artrose em SP; assista
Os movimentos na água são repetitivos. Levanta e abaixa os braços para pegar a bola, anda para frente, para trás e até dá uma nadada. Apesar de parecer uma grande brincadeira, tudo faz parte das sessões de hidroginástica que a ursa Mizar está fazendo para tratar da artrose.
O animal é um dos que foram acolhidos e atualmente moram no santuário ecológico "Rancho dos Gnomos", em Joanópolis, no interior de São Paulo.
A veterinária Carla Spechoto Mariano, que integra a equipe de voluntários do santuário, explica que a ursa tem aproximadamente 35 anos e, por ser idosa, sofre de algumas doenças relacionadas à idade.
"Quando a ursa chegou para a gente percebemos que ela sofria de dores nas costas e por isso ficava mais quieta e tinha uma vida sedentária. Para melhorar a qualidade de vida do animal começamos com um tratamento multidisciplinar, além das sessões de hidroterapia a Mizar também recebe medicamentos para dor, suplementos alimentares e faz exercícios para fortalecimento muscular", explica a profissional.
As sessões de hidroginástica adaptada são realizadas todos os dias e são necessárias para que o animal exercite as articulações e, assim, ganhe mais qualidade de vida e tenha menos dores nas articulações e nas costas.
Para que o animal entre na água e faça os exercícios estímulos são criados pela equipe. Toda a atividade na água é feita de maneira espontânea por Mizar, sempre respeitando o desejo do animal.
"A gente joga bolas na água, liga a cascata ou até mesmo faz uma fileira de frutas que seguem do espaço dela até a água para que ela vá sozinha. O importante é que além da atividade ela se sinta feliz em realizá-la", acrescenta a veterinária.
Ainda segundo a profissional, as brincadeiras na água são as preferidas da ursa. "Ela adora e por ser uma atividade de baixo impacto a hidroginástica faz muito bem à saúde dela ajudando no fortalecimento muscular e também contribui para a manutenção do peso do animal", explica Carla. Atualmente a ursa pesa em torno de 200 quilos.
Chegada ao santuário
Antes de ser resgatada Mirza trabalhava em exibições circenses. A ursa chegou ao santuário de animais há quase três anos junto com o irmão Vérru. Eles foram transferidos de um zoológico para o interior de São Paulo depois de uma de uma determinação judicial.
Os animais viviam em um zoológico em Canindé, no Ceará, onde, segundo a justiça, a cidade era muito quente. Isso prejudicava a saúde dos ursos. Como o santuário fica em uma área montanhosa, cercada de matas, o clima hoje é mais propício para os animais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.