PUBLICIDADE
Topo

Cotidiano

Conteúdo publicado há
1 mês

Ursa de 200 kg faz hidroginástica para tratar artrose em SP; assista

Ursa Mirza, de 200 kg, faz hidroginástica - Divulgação
Ursa Mirza, de 200 kg, faz hidroginástica Imagem: Divulgação

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

24/02/2021 07h27

Os movimentos na água são repetitivos. Levanta e abaixa os braços para pegar a bola, anda para frente, para trás e até dá uma nadada. Apesar de parecer uma grande brincadeira, tudo faz parte das sessões de hidroginástica que a ursa Mizar está fazendo para tratar da artrose.

O animal é um dos que foram acolhidos e atualmente moram no santuário ecológico "Rancho dos Gnomos", em Joanópolis, no interior de São Paulo.

Ursa - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A veterinária Carla Spechoto Mariano, que integra a equipe de voluntários do santuário, explica que a ursa tem aproximadamente 35 anos e, por ser idosa, sofre de algumas doenças relacionadas à idade.

"Quando a ursa chegou para a gente percebemos que ela sofria de dores nas costas e por isso ficava mais quieta e tinha uma vida sedentária. Para melhorar a qualidade de vida do animal começamos com um tratamento multidisciplinar, além das sessões de hidroterapia a Mizar também recebe medicamentos para dor, suplementos alimentares e faz exercícios para fortalecimento muscular", explica a profissional.

As sessões de hidroginástica adaptada são realizadas todos os dias e são necessárias para que o animal exercite as articulações e, assim, ganhe mais qualidade de vida e tenha menos dores nas articulações e nas costas.

Para que o animal entre na água e faça os exercícios estímulos são criados pela equipe. Toda a atividade na água é feita de maneira espontânea por Mizar, sempre respeitando o desejo do animal.

"A gente joga bolas na água, liga a cascata ou até mesmo faz uma fileira de frutas que seguem do espaço dela até a água para que ela vá sozinha. O importante é que além da atividade ela se sinta feliz em realizá-la", acrescenta a veterinária.

Ainda segundo a profissional, as brincadeiras na água são as preferidas da ursa. "Ela adora e por ser uma atividade de baixo impacto a hidroginástica faz muito bem à saúde dela ajudando no fortalecimento muscular e também contribui para a manutenção do peso do animal", explica Carla. Atualmente a ursa pesa em torno de 200 quilos.

Chegada ao santuário

Antes de ser resgatada Mirza trabalhava em exibições circenses. A ursa chegou ao santuário de animais há quase três anos junto com o irmão Vérru. Eles foram transferidos de um zoológico para o interior de São Paulo depois de uma de uma determinação judicial.

Os animais viviam em um zoológico em Canindé, no Ceará, onde, segundo a justiça, a cidade era muito quente. Isso prejudicava a saúde dos ursos. Como o santuário fica em uma área montanhosa, cercada de matas, o clima hoje é mais propício para os animais.

Cotidiano