Topo

Esse conteúdo é antigo

Cadeirante ameaça explodir agência do INSS com bomba falsa em SP

Anderson Martins invadiu agência do INSS para reclamar que seu benefício não havia sido pago - Reprodução/Band
Anderson Martins invadiu agência do INSS para reclamar que seu benefício não havia sido pago Imagem: Reprodução/Band

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/03/2021 19h03Atualizada em 16/03/2021 20h38

Um homem entrou em uma agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) na cidade de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, com uma bomba falsa amarrada em seu corpo. Anderson Martins, 52, que é cadeirante, disse que foi ao local por não ter recebido o dinheiro de sua aposentadoria e buscava chamar a atenção para que alguém pudesse ajudá-lo a conseguir receber o benefício. Ao UOL, o INSS rebateu as acusações do homem dizendo que os valores da aposentadoria dele já estão disponíveis para saque no banco desde o dia 26 de fevereiro.

Martins se aposentou há um ano e três meses por invalidez. Ele, que é diabético e cardíaco, precisou amputar as duas pernas no ano passado. Segundo o Brasil Urgente, da TV Bandeirantes, Anderson não teria recebido até hoje o benefício e se cansou de esperar após seis tentativas realizadas nos últimos meses e, em uma ação desesperada, decidiu praticar a ação para chamar a atenção de alguém que pudesse ajudá-lo.

"Eu não quis prejudicar ninguém, não quis ferir ninguém. Tanto que o artefato não tinha nada, era um papelão. Não queria colocar a vida de ninguém risco, só queria aparecer para alguém ver meu caso", disse o homem.

O homem então amarrou uma falsa bomba em seu corpo e entrou na agência localizada na Avenida Goiás. As autoridades foram acionadas, o prédio esvaziado e a avenida bloqueada. O Batalhão de Operações Especiais comandou negociações para uma rendição, e Anderson se entregou quase uma hora depois.

"O técnico estava ameaçando explodir o local caso não fosse atendido. Diante dos fatos, o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foi acionado para conter a situação. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil também compareceram ao estabelecimento. Ao todo, seis simulacros de dinamite, cinco fios e um detector foram apreendidos. Foi solicitada perícia ao Instituto de Criminalística (IC). O caso foi registrado como exercício arbitrário das próprias razões e localização/apreensão de objeto pela Delegacia de São Caetano do Sul", informou a SSP (Secretaria de Segurança de São Paulo) em comunicado ao UOL.

O idoso foi levado a um hospital de São Caetano, onde passou por atendimento psiquiátrico.

INSS rebate acusações

Em nota enviada ao UOL, o INSS explicou que o homem invadiu a agência depois que não pôde entrar no local por não ter horário agendado. A medida está em vigor desde setembro do ano passado em razão da pandemia do novo coronavírus. Visto o impedimento, o homem teria ameaçado acionar os explosivos e a gerência chamou a polícia para intervir na ocorrência, que, assim que chegou ao local, começou a negociar com o homem.

O Instituto ainda afirmou que os valores referentes a aposentadoria do homem estão disponíveis para saque no banco desde o dia 26 de fevereiro e que o senhor não ficou desassistido durante o tempo de concessão até a disponibilização dos valores pois recebia o Auxílio por Incapacidade Temporária.

"Sobre o benefício, a Perícia Médica Federal sugeriu a concessão de Aposentadoria por Incapacidade Permanente em janeiro de 2020. O segurado passou por exame pericial, confirmando o direito ao benefício, que foi concedido em 18 de fevereiro de 2021. Ao longo de todo esse período, porém, o segurado não ficou desassistido, pois já vinha recebendo Auxílio por Incapacidade Temporária (antigo auxílio-doença). Os valores da aposentadoria [de Martins] estão disponíveis para saque no banco desde o dia 26 de fevereiro.

Acrescentamos que os segurados que deixaram de ser atendidos na unidade hoje já tiveram o atendimento reagendado para a próxima sexta-feira (19)", finalizou o Instituto em nota.