Topo

Esse conteúdo é antigo

Padre aparece com filtro inusitado em de live nas redes sociais e viraliza

Padre William de Almeida transmitiu live da paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Votorantim (SP) com efeitos - Reprodução
Padre William de Almeida transmitiu live da paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Votorantim (SP) com efeitos Imagem: Reprodução

Naian Lopes

Colaboração para o UOL, em Pereira Barreto (SP)

16/03/2021 14h42

O padre Willian de Almeida, de Votorantim (SP), cidade a cerca de 100 km de São Paulo, acionou involuntariamente um filtro do Facebook durante transmissão de missa da da Igreja Nossa Senhora Aparecida na noite de ontem. O sacerdote não percebeu o que aconteceu ao longo da celebração e chamou a atenção dos fiéis que acompanhavam a live.

Como o estado de São Paulo está em fase emergencial diante da pandemia do novo coronavírus, o pároco decidiu fazer as missas em dias de semana, na casa paroquial, para não provocar aglomerações de pessoas. A live contou com a participação de um vigário, que também não percebeu os filtros no vídeo.

"Somos dois padres, ele é um padre mais idoso, que me auxilia na paróquia e como estamos nesse período de pandemia, como a gente reside junto, vamos celebrar juntos", conta Almeida em entrevista ao UOL.

"Na capela da nossa casa, a gente estava transmitindo dali mesmo, para não haver perigo para ninguém. Usei meu celular, coloquei em um tripé e não me dei conta de que estavam aparecendo os filtros", acrescenta.

Enquanto fazia a celebração, o sacerdote ficou com óculos virtuais coloridos e imagens de corações foram aparecendo ao lado. Muitas pessoas tiraram prints das imagens e enviaram a Willian, questionando o que estava acontecendo. Porém, depois de um tempo, os internautas levaram o episódio na brincadeira.

"Ficou estiloso. Em tempos difíceis, uma descontração é sempre bom", comentou uma usuária. "Tadinho, que mico", brincou uma segunda pessoa.

Apesar de não ter notado o ocorrido durante a celebração, Willian de Almeida encarou com bom humor a situação quando terminou a live. Ele explicou que fez a transmissão sozinho por conta da suspensão das atividades religiosas e acabou se atrapalhando quando iniciou a missa.

Mesmo não tendo muita intimidade com a tecnologia, o padre faz missas online desde o ano passado, quando começou a pandemia. Mas ele garante que nunca tinha passado por um episódio parecido.

Ele ressalta que não quis fazer nenhuma brincadeira, porque a missa é o momento mais importante aos católicos. "A gente espera que ninguém entenda que fizemos isso por graça. Esse momento é o mais importante para nós católicos, jamais eu faria isso para me aparecer", finaliza.