Topo

Esse conteúdo é antigo

RJ: Após 'live' de duelo entre facções, polícia faz operação em comunidade

Traficantes invadem comunidade em duelo de facções - Reprodução/Twitter
Traficantes invadem comunidade em duelo de facções Imagem: Reprodução/Twitter

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

02/12/2020 08h52Atualizada em 02/12/2020 14h08

A Polícia Militar do Rio deflagrou uma operação na manhã de hoje no Complexo da Alma, em São Gonçalo - cidade da região metropolitana. Policiais do BPChq (Batalhão de Polícia de Choque), do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e homens do 4º Comando de Policiamento de Área atuam na região. Quatro pessoas foram presas até o começo da tarde

A ação ocorre para coibir a disputa de traficantes rivais pela região. Na segunda-feira (30), criminosos publicaram na internet imagens que mostram um confronto entre as facções CV (Comando Vermelho) e TCP (Terceiro Comando Puro).

A operação é em conjunto com a Polícia Civil, que afirmou que o objetivo da ação é cumprir mandado de prisão contra um traficante que atua na cidade.

"As investigações iniciaram a partir de publicações em rede social, em que o criminoso ostenta uma pistola. Os policiais levantaram informações e descobriram que o acusado atua na Comunidade da Linha, no bairro Rio do Ouro, em São Gonçalo. Por meio dos dados, os agentes seguiram para o local com o objetivo de cumprir o mandado de prisão e localizar outros criminosos que atuam junto com o traficante".

Quatro pessoas já foram presas na operação "Andando na Linha" que tem como objetivo prender o criminoso que aparece nos vídeos publicados na internet portando uma pistola. Entre os presos está um dos líderes do tráfico de drogas na região. Outro suspeito preso tem várias passagens por roubo.

De acordo ainda com a Polícia Civil, uma pistola, munição, rádios comunicadores e outros materiais utilizados na comercialização de drogas foram apreendidos na ação de hoje

Ação

O Globocop, da TV Globo, flagrou no início da manhã os policiais na área de mata, no alto da favela, onde os agentes localizaram um acampamento do tráfico com tendas, colchões e comida armazenada. No local, os bandidos conseguiam monitorar a movimentação na favela.

Os vídeos publicados nas redes sociais mostram criminosos em grupo se deslocando pela região, armados. Há imagens também de confrontos. De acordo com moradores, a invasão foi gravada pelo próprio CV e transmitida pela internet.

A plataforma "Onde Tem Tiroteio" registrou pelo menos dois pontos com tiroteios na região, na segunda-feira. Uma no bairro Amendoeira e outro da Vila Candosa - local onde um dos vídeos foi gravado.

Apesar do confronto, a PM informou que não realizou operação na região. Um homem foi encontrado morto.

"Policiais militares do 7º BPM (São Gonçalo) foram acionados para a Estrada Coelho, na Vila Candosa, no município de São Gonçalo, onde um homem estaria em óbito. No local, o fato foi constatado. A área foi isolada e a perícia acionada. Ocorrência encaminhada para a Delegacia de Homicídios".