Topo

Esse conteúdo é antigo

Homens com metralhadora roubam vacinas contra covid de posto de saúde no RN

Crimonosos invadiram UBS e roubaram doses de vacinas - Reprodução/Google Maps
Crimonosos invadiram UBS e roubaram doses de vacinas Imagem: Reprodução/Google Maps

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

22/03/2021 13h24Atualizada em 22/03/2021 19h37

Bandidos armados com metralhadoras invadiram a UBS (Unidade Básica de Saúde) da vila de Ponta Negra, localizada na zona sul de Natal, e roubaram 20 doses da vacina contra a covid-19. A ação criminosa ocorreu por volta das 11h da manhã de hoje, e um servidor do local chegou a ser agredido pelos criminosos e teve o celular roubado. No início da tarde, dois homens foram presos.

Os criminosos roubaram duas ampolas da Coronavac, que contém dez doses da vacina em cada frasco. A informação foi divulgada pela Polícia Militar na tarde de hoje. A polícia disse que equipes da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) e da Cipam (Companhia Independente de Proteção Ambiental) estão em diligências para capturar de um terceiro homem que estaria com a vacina roubada. O suspeito tem uma tornozeleira eletrônica.

A Sesed (Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social) informou que os criminosos estavam rondando a unidade de saúde no início da manhã e a direção chamou a Guarda Municipal. Depois que a equipe precisou sair para atender outra ocorrência, o grupo se aproveitou e invadiu o local. Pelo menos quatro homens participaram da ação, sendo dois que invadiram o local e dois ficaram no lado de fora dando cobertura ao assalto.

De acordo com a secretária, os criminosos renderam os funcionários, pegaram uma caixa térmica e perguntaram onde estavam as doses da vacina contra a covid-19. Um servidor reagiu, acabou agredido e teve o telefone celular roubado. Depois, ainda de acordo com a Sesed, o grupo arrombou a porta da sala de vacinação e pegou todas as ampolas que estavam guardadas.

A direção da unidade de saúde relatou à polícia que os criminosos só levaram doses da vacina contra a covid-19. Segundo a Sesed, os bandidos sabiam que havia vacina Coronavac no local. A Sesed informou que a Polícia Civil vai instaurar inquérito para investigar o caso.

Dois suspeitos do crime foram presos pela Polícia Militar no início da tarde de hoje. A polícia não conseguiu recuperar as doses da vacina que foram roubadas. A suspeita é que os criminosos tenham sido recrutados para realizar o assalto e entregar a vacina a terceiros, pois eles estavam com a bolsa térmica do posto de saúde vazia. O posto de saúde estava realizando vacinação em idosos de 75 anos.

Os homens foram localizados pela Polícia Militar após serem identificados por câmeras de hotéis localizados na Via Costeira, onde abandonaram o veículo usado na ação criminosa, um Kia Cerato, de cor prata. Segundo a polícia, foram encontrados com os suspeitos a bolsa térmica com a identificação da UBS de Ponta Negra e o celular do agente de saúde agredido na ação criminosa.

Segundo a Sesed, a polícia continua em diligência para localizar as doses da vacina que foram roubadas e prender o restante do grupo suspeito do assalto. Os nomes dos presos não foram divulgados. Os presos foram levados para a Central de Flagrantes da Zona Sul. A polícia informou que, em depoimento, eles confirmaram que as vacinas estão de posse de um terceiro homem, já identificado pela polícia. O suspeito é usuário de tornozeleira eletrônica.