Topo

Esse conteúdo é antigo

Pane deixa UTI-covid sem energia elétrica no interior de São Paulo

Caso aconteceu em Unidade de Saúde de São José do Rio Preto - Marcos Morelli/Prefeitura de São José do Rio Preto
Caso aconteceu em Unidade de Saúde de São José do Rio Preto Imagem: Marcos Morelli/Prefeitura de São José do Rio Preto

Naian Lopes

Colaboração para o UOL, em Pereira Barreto (SP)

25/03/2021 17h13Atualizada em 26/03/2021 10h42

Uma Unidade de Saúde reservada para pacientes com covid-19 ficou sem energia elétrica após sofrer uma pane na manhã de hoje.

O centro médico, localizado em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, teve de abastecer os equipamentos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) através de um gerador, após o problema em um poste de energia que fica na área externa do local.

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe foi chamada para atender um princípio de incêndio depois que uma caixa de energia elétrica apresentou pane, com relatos de um estrondo seguido de fogo. Eles informaram que, ao chegar ao local, havia muita fumaça, mas rapidamente foi tudo controlado.

Por conta da pane, houve queda de energia na região onde fica a Unidade de Suporte Ventilatório Fraternidade, reservado pela Prefeitura de Rio Preto para tratamento de casos de coronavírus, destinando leitos de UTI-covid.

Assim que a energia elétrica caiu, o gerador instalado na unidade foi automaticamente acionado para evitar que houvesse problema nos equipamentos.

A Unidade informou que os pacientes não foram afetados, mas alertou que, caso não houvesse gerador, poderia haver uma tragédia no local, já que os respiradores utilizados na UTI funcionam por meio de eletricidade e, sem a respiração mecânica, pacientes intubados poderiam morrer.

Uma funcionária contou ao UOL que tudo foi normalizado. "A energia ficou umas duas horas sem funcionar, apenas no gerador, mas não teve risco, só uma apreensão mesmo", conta ela, que pediu para não ser identificada.

O caso acabou chamando a atenção dos funcionários, já que a Unidade de Saúde foi inaugurada às pressas para atender pacientes de UTI-covid. "É uma obra que não estava pronta e que foi adaptada para receber 30 leitos de UTI para pacientes durante a pandemia".

O Corpo de Bombeiros informou que teve de interditar a rua para evitar maiores problemas e acionou a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) para fazer reparos na caixa de energia. Procurada, a empresa não respondeu o que teria causado o problema.

Já a Secretaria Municipal de Saúde enviou um comunicado destacando o rápido atendimento dos bombeiros.

"O sistema de abastecimento de energia da unidade foi suspenso e imediatamente acionado o gerador de emergência da unidade. Não houve, em nenhum momento, intercorrência ao atendimento aos pacientes", destacou o órgão.