Topo

Esse conteúdo é antigo

Policiais do RJ vão ter câmeras nos uniformes

Equipamentos vão ser comprados até junho - Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro
Equipamentos vão ser comprados até junho Imagem: Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro

Colaboração para o UOL

30/03/2021 07h35Atualizada em 30/03/2021 07h46

Os policiais civis e militares do Rio de Janeiro vão passar a ter câmeras portáveis em seus uniformes. O objetivo da instalação dos equipamentos, que será feita até junho, é aumentar a transparência das ações dos agentes, bem como fiscalizar o possível uso desproporcional da força e protegê-los nos casos de falsas acusações.

"Essa câmera vai ser uma testemunha que o servidor carregará no peito dele. Trata-se de uma ótima ferramenta para todos que estiverem envolvidos nas abordagens" afirmou o tenente-coronel Rodrigo Laviola, superintendente do Programa Segurança Presente.

Ainda segundo o oficial, o número de câmeras que será comprado não foi definido. As imagens dos equipamentos, que filmam por 12 horas sem interrupções, podem ser usadas como provas. Elas ficarão armazenadas por 60 dias, enquanto as de ocorrências de interesse deverão ser guardadas por um período mínimo de um ano.

De acordo com o governo do estado, os órgãos de segurança pública e fiscalização, em especial a Secretaria da Casa Civil, Secretaria de Governo, a Polícia Civil, a Polícia Militar, o Detran, o Inea, o Detro e a Secretaria de Fazenda, vão regulamentar e executar a lei.