Topo

Esse conteúdo é antigo

PE concede tarifa zero em ônibus para quem perdeu emprego na pandemia

Corredor de ônibus no Recife - A. Júnior/Creative Commons/Flickr
Corredor de ônibus no Recife Imagem: A. Júnior/Creative Commons/Flickr

Colaboração para o UOL

09/04/2021 11h43

O Governo de Pernambuco publicou hoje no Diário Oficial do Estado um programa que oferece acesso gratuito ao transporte público na Região Metropolitana do Recife para aqueles que estejam desempregados e em busca de uma atividade econômica. Batizado de VEM Social, o projeto terá inscrições pela internet abertas a partir da próxima segunda-feira (12).

As passagens serão emitidas por meio de um bilhete eletrônico que terá a primeira via gratuita e deverá ser enviado aos beneficiários pelos correios.

Para se enquadrar no programa de transporte gratuito, é necessário que o beneficiário tenha perdido o emprego de carteira assinada entre os dias 20 de março de 2020 e 23 de março de 2021 após trabalhar por pelo menos seis meses na função que exercia.

Ao todo, 20 mil pessoas devem receber o bilhete eletrônico, que terá 20 passagens não cumulativas por mês. Elas poderão ser usadas livremente nos fins de semana, mas só deverão ser disponibilizadas fora dos horários de pico de segunda a sexta-feira: entre 9h e 16h ou a partir das 20h.

Segundo decreto, aqueles que estiverem há mais tempo sem ocupação terão prioridade para receber o benefício. A cada dois meses, o usuário precisará comprovar que continua sem emprego para renovar o VEM Social. A princípio, a medida valerá por um ano, podendo ser prorrogada por mais 12 meses.