Topo

Esse conteúdo é antigo

Blitze encerram duas festas clandestinas com mais de 300 pessoas em SP

Blitz encerrou balada clandestina em Itaquera, na zona leste de São Paulo - Divulgação/Secretaria da Justiça e Cidadania de SP
Blitz encerrou balada clandestina em Itaquera, na zona leste de São Paulo Imagem: Divulgação/Secretaria da Justiça e Cidadania de SP

Do UOL, em São Paulo

26/04/2021 14h50Atualizada em 26/04/2021 14h54

Equipes de fiscalização encerraram duas baladas clandestinas que somavam mais de 300 pessoas aglomeradas em São Paulo e na Região Metropolitana entre a tarde de ontem e a madrugada de hoje.

Segundo informações da SSP (Secretaria de Segurança Pública), em uma das festas, na região de Itaquera, na zona leste da capital, havia 206 pessoas em um estabelecimento na rua Tomazzo Ferrara. Em Carapicuíba, 112 pessoas foram flagradas aglomeradas em um galpão na rua Eduardo Augusto Mesquita.

Ao todo, dez pessoas foram detidas em flagrante, seis no bar de Itaquera —incluindo o proprietário do local— e mais quatro em Carapicuíba —entre eles, os organizadores do evento.

Os detidos foram autuados por infração de medida sanitária preventiva. Uma pessoa também responderá por injúria —a SSP não informou a identidade dessa pessoa. As ocorrências foram encaminhadas ao Jecrim (Juizado Especial Criminal) foi solicitada perícia do IC (Instituto de Criminalística) nos locais..

Os trabalhos foram feitos pelo Comitê de Blitz do Estado de São Paulo —formado por órgãos do estado, prefeituras, policias Civil e Militar, Procon e Vigilância Sanitária—, criado para fiscalizar o cumprimento das medidas restritivas contra a pandemia e atuar contra festas clandestinas e aglomerações.

Presente nas ações, o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Fernando Jose da Costa, afirmou que o estado tem atuado para evitar aglomerações por meio das fiscalizações.

"Temos de evitar as aglomerações neste momento difícil dessa crise sanitária no Brasil", declarou.

Sem máscaras e aglomerados

No bar em Itaquera, a SSP informou que o local funcionava também como restaurante e casa noturna. Lá, os agentes encontraram pessoas desrespeitando o distanciamento social e algumas sem máscara, descumprindo o decreto estadual que visa a combater a disseminação do covid-19.

Equipes da Vigilância Sanitária realizaram autuações administrativas e interditaram o estabelecimento parcialmente. Também oram apreendidas duas mesas de som, pulseiras de acesso e seis máquinas de cartão.

Em Carapicuíba, as equipes flagraram uma festa com música ao vivo. Os presentes desrespeitavam o distanciamento social e a maioria não usava máscara. Além disso, não havia álcool em gel nem termômetro para aferição de temperatura no local, segundo a SSP.

O galpão foi lacrado e multado pela Vigilância Sanitária, e a maior parte dos frequentadores foi qualificada e dispensada para evitar aglomeração. Uma máquina de cartão foi apreendida.

Como denunciar

O cidadão pode denunciar festas clandestinas e o funcionamento irregular de serviços não-essenciais pelo telefone 0800-771-3541 e também pelo site do Procon-SP ou pelo e-mail do Centro de Vigilância Sanitária: secretarias@cvs.saude.sp.gov.br.