SP: Blitz encerra balada clandestina com mais de 150 pessoas na zona leste
O Comitê de Blitze, formado por órgãos fiscalizadores e pelas polícias Civil e Militar, interrompeu na madrugada de hoje, na zona leste São Paulo, uma balada clandestina com 152 pessoas aglomeradas.
A festa acontecia em um bar na avenida Aguiar de Beira, na região do Aricanduva. Os agentes flagraram som de DJ e banda contratada. As pessoas não respeitavam o distanciamento social e muitas não usavam máscaras de proteção contra a covid-19, descumprindo decreto estadual.
No total, 17 pessoas foram detidas e autuadas, incluindo o proprietário do estabelecimento. Os detidos foram levados ao DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania), onde foram autuados por infração de medida sanitária preventiva, e dois deles também por desacato, por meio de um termo circunstanciado.
Foram solicitados exames periciais ao Instituto de Criminalística e a ocorrência foi encaminhada ao Juizado Especial Criminal.
Além disso, foram apreendidos equipamentos de som, instrumentos musicais, quatro máquinas de cartão e R$ 30 encontrados em duas máquinas caça-níqueis.
A ação foi deflagrada pelo Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos), em apoio ao Comitê de Blitze. Equipes da Vigilância Sanitária e Procon-SP também realizaram as respectivas autuações.
183 flagrantes de aglomerações em uma noite
Entre a noite de ontem e a madrugada de hoje, a Polícia Militar atuou em 1.445 ações dispersão em todo estado, com 183 flagrantes a aglomerações. Na capital, foram 198 dispersões e 53 aglomerações. Desde o dia 26 de fevereiro, a PM já realizou 142 mil ações do tipo, sendo 55.175 apenas no mês de abril.
A Vigilância Sanitária realizou um total de 25 inspeções, entre a noite de ontem e a madrugada de hoje. As fiscalizações resultaram em quatro estabelecimentos autuados, incluindo três bares flagrados com atendimento presencial e sem uso de máscaras.
As ações ocorreram nos bairros Pirituba, Parque Edu Chaves, Penha, Vila Carrão, Vila Formosa, Vila Nova Conceição, Santo Amaro, Aricanduva, Cursino e Jd. Paulistano
Comitê de Blitze
Criado no dia 12 de março, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, o Comitê de Blitze tem como objetivo reforçar as fiscalizações e o cumprimento das medidas restritivas do Plano São Paulo e evitar a propagação do coronavírus.
Integram o Comitê agentes da Guarda Civil Metropolitana e da Covisa (Coordenadoria da Vigilância Sanitária) pela Prefeitura de São Paulo. Pelo governo do Estado, atuam profissionais da Vigilância Sanitária, Procon e das Polícias Civil e Militar.
Qualquer pessoa pode denunciar festas clandestinas e funcionamento irregular de serviços não essenciais pelo telefone 0800-771-3541 e também no site www.procon.sp.gov.br ou pelo e-mail secretarias@cvs.saude.sp.gov.br, do Centro de Vigilância Sanitária.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.