Topo

Esse conteúdo é antigo

Homens morrem baleados no Rio; família diz que policiais efetuaram disparos

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

19/05/2021 09h17Atualizada em 19/05/2021 11h30

Dois homens foram baleados ontem no acesso para a Cidade de Deus, no Rio, próximo da Linha Amarela, via expressa que liga as zonas norte e oeste da cidade. A família de um dos homens acusa policiais militares de terem efetuado os disparos. Imagens que circulam na internet mostram uma das vítimas sendo arrastada pela PM no local. Os dois foram socorridos para Hospital Cardoso Fontes, mas chegaram mortos à unidade.

De acordo com informações iniciais sobre a dinâmica da ocorrência, os policiais militares observavam um carro com supostos criminosos na região quando perceberam a chegada de uma moto. Um dos homens teria feito movimento de sacar uma arma, e os policiais teriam efetuado dois tiros contra eles. Testemunhas negam a versão.

Uma das vítimas é o mototaxista Edvaldo Viana, 42. De acordo com parentes, ele era morador da Gardênia Azul, trabalhador e não tinha envolvimento com o tráfico.

Na manhã de hoje no IML (Instituto Médico Legal), o enteado de Edvaldo, Paulo Henrique, disse que testemunhas falaram que os policiais deram o primeiro disparo de dentro da viatura.

19.mai.2021 - O mototaxista Edvaldo Viana, 42, baleado no Rio de Janeiro - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O mototaxista Edvaldo Viana, 42, com a companheira, Mirian Santos
Imagem: Arquivo pessoal

"O pessoal que estava no lava-jato, disse: 'seu padrasto parou a moto, eles dispararam de dentro do carro, seu padrasto caiu, eles desceram e atiraram no outro, [homem da garupa]'. Eles pegaram e levaram eles para o hospital Cardoso Fontes, podendo levar para o Lourenço Jorge [hospital mais próximo]."

Edvaldo estava fazendo a última corrida do dia quando foi baleado. Ele também trabalhava entregava quentinhas. Ainda não há informações sobre a identidade do homem que estava na garupa da moto dele.

O tiro atingiu Edvaldo no ombro. Desesperada, a companheira dele, Mirian Santos, mostrou no IML uma das cápsulas recolhidas no local onde o mototaxista foi atingido. Ela disse que ele foi "tratado como bicho".

O policial levou meu marido que nem bicho. Eles mataram um trabalhador. Quando isso vai parar? Inocente vai para rua para trabalhar e a gente não sabe se vai voltar, pois esses policiais que dizem que são treinados para salvar vidas, para prender bandidos, estão matando inocentes. Matam mais do que prendem. Eu espero justiça.
Mirian Santos

Edvaldo tem dois filhos de outro relacionamento. Ele é de Maceió e chegou ao Rio há alguns anos para trabalhar.

Protestos

Após a ação da PM, houve tumulto e protesto na região. Alguns trechos da rua Edgard Werneck e das estradas Marechal Miguel Salazar Mendes de Moraes e do Gabinal chegaram a ser interditados, mas foram liberados durante a madrugada.

O policiamento foi reforçado e houve confronto. Vídeos mostram o intenso tiroteio da Cidade de Deus na noite de ontem. De acordo com a PM, o BPChq (Batalhão de Polícia de Choque) atuou para estabilizar a região juntamente com homens do Batalhão da PM de Jacarepaguá.

Sobre os disparos que mataram os dois homens, a Polícia Militar informou que o secretário Rogério Figueredo de Lacerda determinou que a Corregedoria da corporação apure a ação ocorrida.

"Os policiais do Batalhão de Jacarepaguá que participaram da ocorrência já foram ouvidos na Delegacia de Homicídios da Capital e um fuzil da equipe foi recolhido para perícia."