Topo

Esse conteúdo é antigo

MPRJ dá 10 dias para Polícia enviar informações sobre mortes no Jacarezinho

7.mai.2021 - Manifestação em protesto contra a operação da Polícia Civil que deixou 25 mortos no morro do Jacarezinho - Daniel Castelo Branco/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
7.mai.2021 - Manifestação em protesto contra a operação da Polícia Civil que deixou 25 mortos no morro do Jacarezinho Imagem: Daniel Castelo Branco/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

24/05/2021 15h56Atualizada em 24/05/2021 16h55

O MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) estabeleceu um prazo de 10 dias para que a Polícia Civil envie informações dos laudos de necropsia, esquema de lesões, bem como o registro fotográfico de ferimentos dos mortos de Jacarezinho. O MP criou uma força-tarefa para investigar a operação de 6 de maio.

A ação no Jacarezinho foi a mais letal da história do Rio de Janeiro, com um total de 28 mortos —27 moradores da comunidade e um policial civil. Agentes de diversas delegacias da Polícia Civil foram à comunidade cumprir 21 mandados de prisão contra suspeitos de participar do tráfico de drogas no Jacarezinho.

Contudo, apenas três dos alvos foram presos. Outros três acabaram mortos, segundo a relação de vítimas divulgada pela Polícia Civil.

A data estabelecida pelo MPRJ começou a ser contada a partir de 21 de maio. Os documentos recebidos serão analisados por um perito independente.

"Registra que as autopsias foram acompanhadas por um perito do MPRJ designado no dia do fato junto ao IML. Vestes das vítimas se encontram acauteladas no IML e serão enviadas a órgão externo à PCERJ (Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro para perícia técnico-científica."

As investigações do MP estão sob sigilo "por medida de preservação da sua própria eficácia".