Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia apreende carros de luxo em esquema de fraude ligado a bailes funk

Operação Fomentus apreende carros de luxo em operação no Rio de Janeiro - Divulgação Polícia Civil do Rio de Janeiro
Operação Fomentus apreende carros de luxo em operação no Rio de Janeiro Imagem: Divulgação Polícia Civil do Rio de Janeiro

Do UOL, em São Paulo

22/06/2021 09h09

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu dois homens e apreendeu veículos de luxo na Operação Fomentus, contra um esquema do tráfico que usava cartões de crédito desviados para comprar bebidas alcoólicas destinadas aos bailes funk em comunidades.

Na operação foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão em endereços diversos. Os presos e as apreensões foram levados para a Cidade da Polícia, no Jacarezinho. Segundo as investigações, as bebidas eram fornecidas a crianças e adolescentes que frequentam os eventos.

Foram realizadas 25 compras em uma loja atacadista com uso de um cartão de crédito corporativo desviado de uma empresa, totalizando prejuízo de aproximadamente R$ 713 mil. Após uma série de diligências, foi possível identificar os líderes do grupo criminoso.

Também foram identificados os estabelecimentos onde ocorria a receptação da carga adquirida de forma ilícita. Um deles é um galpão sem identificação em Madureira, na Zona Norte, na entrada da comunidade do Cajueiro. Em outro, na Estrada do Campinho, em Campo Grande, na Zona Oeste, funciona um depósito de bebidas.

Além do cumprimento das prisões e das buscas e apreensões, foram determinadas as medidas cautelares de sequestro de 18 veículos, incluindo caminhões e carros de luxo, bem como o bloqueio judicial das contas bancárias vinculadas aos investigados.

Após a conclusão das diligências, o inquérito policial prosseguirá para identificação dos demais integrantes do grupo criminoso, recuperação de outros bens adquiridos de forma fraudulenta, localização de demais vítimas, além da investigação de provável ocultação de patrimônio de origem ilícita, lavagem de dinheiro e demais crimes conexos.