Moradores de Florianópolis têm casas 'engolidas' por areia de dunas
Duas casas foram interditadas pela Defesa Civil de Florianópolis (SC) devido às condições de risco causada pela areia das dunas, que invade as residências dia após dia e já chegou a derrubar um portão.
Segundo imagens da NSC, afiliada da TV Globo na região, quantidades abundantes de areia invadiram cômodos das casas, que já foram interditadas em maio de 2017 e agora passam pela mesma situação.
"Tudo o que eu tenho está investido aqui e se eu abandonar a minha casa eu vou perder tudo o que eu tenho. É muito triste, desesperador, né. Mas creio que alguma solução vai ser tomada e que eu consiga não ter um dano como eu já tive", disse Denise Guimarães Santana, moradora que teme o avanço das dunas.
Além da cozinha, a areia já bloqueou uma rua do bairro e derrubou um portão, que não suportou o peso.
"Se não cuidar, daqui uns três ou quatro meses a areia já vai estar ali na frente. Não queremos isso porque passamos por muito sacrifício pra construir", disse a moradora Maria Lemos Ferreira, à NSC.
A região foi interditada em 2017 pela Defesa Civil, que com a ajuda da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente) da cidade, removeu o sedimento para um local adequado. Um laudo geológico da época também já apontava os riscos de uma futura retomada do avanço.
"Identificamos que [a interdição] era necessária para a realocação do sedimento, construímos isso junto com a Floram, e fizemos a realocação desse material e agora estamos vivendo o mesmo problema", falou o agente da Defesa Civil Mario Alberto Leal.
Em nota à emissora, a prefeitura de Florianópolis disse que acompanha o avanço das dunas junto à Floram, e garante que está alinhando as medidas de intervenção para garantir a segurança dos moradores e do meio ambiente.
A Secretaria de Assistência Social disponibilizou um hotel às famílias afetadas, mas elas optaram por ficar em casas de parentes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.